Boavista bateu o Santa Clara e somou o primeiro triunfo em casa na presente edição do campeonato
Jogadores do Boavista festejam triunfo sobre o Santa Clara. (Foto: Fernando Veludo/LUSA)

Oficializada a exclusão do Boavista das ligas profissionais

Axadrezados não conseguiram cumprir os prazos para saldar as dívidas - falharam um dos pressupostos. Liga anunciou sociedades desportivas licenciadas para 2025/2026. Oliveirense convidada para assumir o lugar da pantera

Está oficializada a exclusão do Boavista das ligas profissionais. Em comunicado, a Liga anunciou as 32 sociedades desportivas licenciadas para participarem nas competições profissionais na época 2025-26, confirmando-se a ausência dos axadrezados.

«Após reunião da Comissão de Auditoria, constituída por dois elementos da Liga Portugal, um da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um dos Sindicato de Jogadores (SJ) e um da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF), informa-se que, por não ter apresentado qualquer documentação relativamente a três critérios financeiros, a candidatura da Boavista Futebol Clube, Futebol SAD não foi admitida», pode ler-se.

A Liga explicou a não admissão da sociedade desportiva Boavista Futebol Clube, Futebol SAD, por incumprimento dos critérios infra identificados: inexistência de Dívidas a Sociedades Desportivas, inexistência de Dívidas a Jogadores, Treinadores e Funcionários e regularidade da Situação Contributiva Perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social. No caso concreto do Boavista, o incumprimento de apenas um desses pressupostos — a ausência das certidões de regularização junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social — foi suficiente para impedir a emissão de parecer positivo por parte do ROC, apesar de os restantes requisitos estarem efetivamente cumpridos.

A Oliveirense, despromovida ao terceiro escalão, foi convidada para assumir o lugar da pantera na Liga 2, «iniciando-se na presente data o prazo de candidatura».

Refira-se que Fary Faye, em conferência de imprensa, lamentou a situação e revelou não saber ainda em que escalão irá o clube nortenho competir, não estando também assegurada a inscrição na Liga 3.

«Estou completamente de rastos, peço desculpa, não pensei que isto nos fosse acontecer. Fizemos tudo o que podíamos para inscrever o Boavista, fizemos tudo para ter os papéis, mas o dinheiro não chegou a tempo. Fizemos tudo o que podíamos, amo e respeito o Boavista», declarou o antigo avançado, agora presidente dos axadrezados.

Sugestão de vídeo: