'Reds' confirmam que vão retirar o número de todos os escalões no clube, em comunicado, esta sexta-feira, uma semana após a morte do português

Oficial: Liverpool retira o número 20 em homenagem a Diogo Jota

'Reds' confirmam a decisão em comunicado, esta sexta-feira, uma semana após a morte do português

Agora é oficial. Em homenagem a Diogo Jota, que morreu há uma semana num acidente de viação, o Liverpool decidiu retirar o número 20 em todos os escalões do clube, incluindo futebol feminino e também na academia.

Os reds confirmaram a decisão em comunicado, esta sexta-feira, isto após todo o plantel, jogadores e equipa técnica, e familiares do português, pais e mulher, se terem reunido no comovente memorial que foi formado do lado de fora de Anfield, também em homenagem do seu irmão, André Silva.

A equipa de Arne Slot revelou que a decisão foi apoiada pela viúva Rute Cardoso e o resto da família. «Após falar com a sua esposa, Rute, e família, o clube pode anunciar que o número da camisola será retirado em homenagem e memória de Diogo em todos os escalões, incluindo LFC Women e a Academia. Esta decisão é um reconhecimento não só da contribuição inestimável que o nosso rapaz de Portugal deu para os sucessos dos reds em campo nos últimos cinco anos, mas também do profundo impacto pessoal que teve nos seus companheiros de equipa, colegas e adeptos, e das ligações duradouras que construiu com eles», explicaram no comunicado.

«Como clube, estávamos todos plenamente conscientes do sentimento dos nossos adeptos – e sentíamos exatamente o mesmo. Era extremamente importante para nós envolver a esposa do Diogo, Rute, e a sua família na decisão e garantir que fossem os primeiros a saber da nossa intenção. Acredito que esta é a primeira vez na história do Liverpool que tal honra é concedida a um indivíduo. Portanto, podemos dizer que esta é uma homenagem única a uma pessoa excepcionalmente maravilhosa», começou por dizer Michael Edwards, CEO do Liverpool.

«Ao retirar este número da equipa, estamos a torná-lo eterno e, portanto, inesquecível. Diogo juntou-se a nós em 2020, conquistou o número 20 e usou-o com honra, distinção e carinho. No que diz respeito ao Liverpool, ele será para sempre o nosso número 20», acrescentou, passando a palavra aos restantes membros da direção, Billy Hogan, John Henry, Tom Werner e Mike Gordon.

«O facto de, na longa e histórica trajetória do nosso clube, esta honra nunca ter sido concedida anteriormente demonstra a importância de Diogo para o Liverpool. A sua memória e contribuição serão imortalizadas pela sua associação ao número 20. O nosso amor vai para Rute, os seus três lindos filhos e a sua família, que continuam a lamentar a perda de Diogo e André», afirmaram.

Sugestão de vídeo: