Nacional equaciona protestar jogo com o Leixões
Danrlei em ação pelo Leixões num jogo frente ao Santa Clara. Foto ASF

Nacional equaciona protestar jogo com o Leixões

NACIONAL06.03.202420:39

Possível utilização irregular de Danrlei. Brasileiro tinha sete amarelos à data inicial do jogo e nove quando se disputou

O Nacional está a equacionar protestar o jogo com o Leixões, da 20.ª jornada da Liga 2, por possível utilização irregular de Danrlei, central brasileiro dos matosinhenses.

A partida estava inicialmente agendada para 4 de fevereiro mas acabou por ser adiada por falta de policiamento e realizou-se apenas a 28 de fevereiro, tendo terminado empatado a uma bola. Danrlei jogou os 90 minutos, apesar de ter nove cartões amarelos.

E é aqui que reside o caso. Para os madeirenses, que têm o departamento jurídico a estudar o processo, o brasileiro foi utilizado de forma irregular, pois ao nono cartão tem de cumprir um jogo de castigo – cumpriu-o diante do Tondela, na jornada transata -, enquanto os matosinhenses defendem que à data inicial do jogo tinha sete amarelos, pelo que estava em condições jogar. Segundo os regulamentos, a razão parece estar do lado do Nacional. «Para o cumprimento da sanção de suspensão por jogos oficiais aplicada a jogador, contam: a) os jogos adiados, na data em que efetivamente se venham a disputar;»

No caso de lhe ser dada razão, o Nacional reforça a 3.ª posição, passando de 47 para 49 pontos, enquanto o Leixões perde o ponto que lhe dá vantagem sobre a Oliveirense (24 contra 23) na fuga ao 16.º lugar, que obriga a disputar um play-off com o terceiro classificado da Liga 3.