Mundial de clubes: quanto vai a FIFA distribuir pelos participantes?
A FIFA já definiu o 'bolo' financeiro a distribuir pelos clubes que participarão, em junho e julho, no Mundial. Anúncio oficial estará por horas
A FIFA anunciou esta quarta-feira a distribuição de um bilião de dólares (aproximadamente 930 milhões de euros ao câmbio desta quarta-feira) pelos clubes que vão participar, em junho e julho, no primeiro Mundial de Clubes com o novo formato.
Adicionalmente, o organismo que tutela o futebol internacional estima poder obter, no final do torneio e após apuradas todas as contas, cerca de 90 milhões de euros que serão investidos em mecanismos de solidariedade destinados a clubes de todo o Mundo que não integram o evento a realizar no próximo verão nos Estados Unidos.
O anúncio foi feito em forma de comunicado ao final da tarde, após reunião do Conselho da FIFA, mas os detalhes sobre a forma de distribuição destas verbas ainda não estão totalmente definidos. FC Porto e Benfica, recorde-se, são os representantes portugueses no torneio, que a FIFA anunciou em dezembro ser totalmente não lucrativo: ou seja, todo o lucro será reinvestido no futebol, e em particular no futebol de clubes.
«O Mundial será não só o ponto mais alto das competições de clubes, como também uma prova sólida de solidariedade da FIFA para com os clubes em geral, que beneficiarão de uma forma nunca antes vista», declarou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, acrescentando que o organismo «não guardará para si um único dólar dos lucros que vierem a ser obtidos.
«As reservas da FIFA, que se destinam à melhoria global e constante do futebol, manter-se-ão intocáveis após a realização do torneio», acrescentou.