Moreno: «Sporting é a melhor equipa do campeonato e um justo campeão»
Treinador do Chaves garante empenho total da sua equipa na despedida da Liga. (Foto: IMAGO)

Moreno: «Sporting é a melhor equipa do campeonato e um justo campeão»

NACIONAL17.05.202413:32

Treinador do Chaves elogia trabalho realizado por Rúben Amorim; não espera qualquer tipo de 'facilidade' pelo facto de os leões estarem em festa; a garantia de que os jogadores flavienses vão representar o clube com a máxima responsabilidade; sobre o seu futuro... 'nim'

Moreno Teixeira não teve quaisquer problemas em elogiar o Sporting, sublinhando a justiça pelo título nacional alcançado pelos leões.

Na conferência de Imprensa desta sexta-feira, que serviu para projetar a partida com os leões, relativa à 34.ª e última jornada da Liga e que vai realizar-se na tarde de amanhã (18 horas), em Alvalade, o técnico dos valentes transmontanos diz não estar à espera de qualquer tipo de facilidade pelo facto de o Sporting poder apresentar várias mexidas no onze inicial.

«Ouvimos o Rúben [Amorim] a falar ao longo das últimas semanas e percebemos que ainda têm objetivos internos, tais como atingir os 90 pontos, quererem bater o recorde de golos marcados, e tudo isto faz-nos perceber que vamos ter um Sporting igual ao que foi ao longo do ano. A melhor equipa do campeonato, um justo campeão e por aí nós percebemos que vamos ter dificuldades. A nós cabe-nos fazer o que somos e tentar impedir que esses recordes possam ser batidos pelo Sporting».

Números do Sporting campeão

6 maio 2024, 21:20

Números do Sporting campeão

Dizem que os números valem o que valem mas, no caso do leão, valem mesmo muito, ajudando a compreender o poder da equipa de Rúben Amorim; jogar em casa é um dos pontos fortes, mas apetite pelo golo também é imagem de marca

O Chaves já tem confirmada a despromoção à Liga 2, esse facto deixou, naturalmente, o grupo de trabalho abalado, mas Moreno garante responsabilidade total até ao último minuto: «Foi uma semana difícil, mas de aprendizagem e crescimento para todos. Saímos daqui mais preparados para o futuro, mas estamos focados apenas no jogo de amanhã. É um jogo que tem muita visibilidade, percebemos o contexto que está do outro lado, a festa que existe, mas nós, com a seriedade que nos trouxe até aqui, amanhã vamos representar esta clube da melhor forma que sabemos, até porque isso é uma obrigação nossa.   Temos a responsabilidade pelo emblema que representamos. Disse isto ao longo destas semanas. Temos o peso de representar uma região, um clube com pessoas fantásticas que não deixam que nos falte nada, e por isso, mais do que essa questão de podermos subir um lugar, que também é importante, temos de nos apresentar em Alvalade com todo o rigor e com todo o profissionalismo.»

Com contrato válido até 2025, é ainda uma incógnita se o futuro de Moreno passará por Trás-os-Montes. O tema foi abordado na conversa com os jornalistas e o técnico deixou a garantia de que não está minimamente preocupado com esse assunto.

«A minha preocupação é o jogo de amanhã. Prometi a mim mesmo que queria desafiar os atletas até ao último jogo a representarem este clube da melhor forma que sabemos. Depois disso, haverá novidades, certamente. O meu contrato nunca foi um problema nem vai ser no futuro. Mas o meu foco neste momento é só o jogo de amanhã e não tenho de me desgastar com mais nada. Mesmo sabendo que durante o ano existiu muita desconfiança do que a equipa técnica podia fazer. Mesmo eu, treinador, desconfio do que foi feito, é normal nestes contextos de descida de divisão. É com isto que temos de saber conviver e é de forma séria e frontal que irei ter a conversa que acho que devo ter com os responsáveis, com aqueles que me foram buscar. No fim disto tudo, quem terá de sair melhor é o Chaves, para mim isso é que é o importante», afirmou.

A meio desta semana, o clube flaviense anunciou ter vendido todos os bilhetes que tinha disponíveis para a deslocação a Alvalade, mas Moreno diz ter dúvidas de que todos os referidos ingressos tenham sido adquiridos por sócios e simpatizantes do emblema transmontano. Ainda assim, o técnico agradece a todos aqueles que estiveram sempre ao lado da equipa durante a época: «Quero agradecer-lhes o apoio que nos deram, a paciência que tiveram connosco e pedir novamente desculpa pela época que fizemos. Não tivemos a competência necessária para tirar o Chaves desta situação. Em relação aos bilhetes, tenho dúvidas que esses 700 que foram vendidos tenham sido apenas para adeptos do Chaves. Mas àqueles que lá estarão e que nos acompanharam ao longo do ano, obrigado pelo apoio, pelo conforto e pela paciência que tiveram. Isto já aconteceu no passado e o Chaves soube reerguer-se. Eu acho que esse é o passo que teremos de dar, todos, para bem do Chaves.»

Chaves: João Correia já trabalha sem limitações

15 maio 2024, 15:00

Chaves: João Correia já trabalha sem limitações

Lateral/ala está recuperado de uma gripe que o impediu de treinar nos últimos dias e é opção para o jogo com o Sporting; Carraça ainda condicionado e quarteto entregue ao departamento clínico

No que toca às opções para o duelo com a formação verde e branca, Moreno já sabe que não poderá contar com Cafú Phete, Kelechi e Pedro Pinho, todos lesionados, bem como com Dário Essugo, que está emprestado pelo Sporting e que, por essa razão, está regulamentarmente impedido de ir a jogo.