Franco Israel, 25 anos, suplente de Rui Silva no Sporting (IMAGO)

Mercado Sporting: Franco Israel a caminho do Torino

Guarda-redes leonino prepara-se para voltar a Itália, onde jogou na Juventus, com importante encaixe para os verdes e brancos

Franco Israel está perto de ser reforço do Torino. O guarda-redes de 25 anos prepara-se para poder deixar o Sporting e voltar a Itália, de onde saiu no verão de 2022, quando se transferiu da Juventus para Alvalade por 650 mil euros. Agora vai jogar no rival da cidade de Turim.

Está a um passo de mudar o rumo da carreira, de Portugal para Itália, do Sporting para o Torino. Franco Israel, atual número 2 da baliza leonina, vai assim proporcionar encaixe à SAD sportinguista. Os valores não está ainda totalmente definidos mas poderão andar na casa dos 4/5 milhões de euros.

Internacional pelo Uruguai, Franco Israel chegou ao Sporting para ser o suplente de Antonio Adán. Foi jogando a espaços até que na temporada 2024/2025 terminou na condição de titular, graças à lesão do espanhol que depois terminou a ligação ao emblema de Alvalade.

Na época seguinte viu chegar Vladan Kovavevic mas acabou por ganhar ao bósnio a luta pela titularidade, que voltou a perder em janeiro quando os verdes e brancos contrataram Rui Silva ao Bétis, para ser o número um, estatuto que logo conquistou e que tem reservado até 2028.

Israel estava então condenado a ser o suplente do português. Sentia-se bem no clube, que ajudou a ganhar dois campeonatos e uma Taça de Portugal, mas queria mais: aos 25 anos entendeu ser altura de ter um desafio maior, como dono da baliza. A oportunidade surgiu agora.

O Torino tem Israel há muito referenciado, tal como Wladimiro Falcone, da Sampdoria. Mas as conversas pelo uruguaio estão adiantadas ao ponto deste estar com um pé no emblema da Seria A.

Em ano de Mundial, Israel quer marcar presença no Mundial 2026 que se realiza no México, Canadá e Estados Unidos. Teve propostas de Brasil, México e de mercados árabes mas priorizou a vertente desportiva, num campeonato top que o mantém com grande visibilidade para ser opção no Uruguai.

As conversas avançam a bom ritmo e o dossiê está muito bem encaminhado para Franco Israel rumar ao Torino, com os leões a fazerem importante encaixe – a Juventus reserva direito a 30 por cento de mais-valia futura. O contrato de Israel com os leões termina em 2027.

Quando consumada a saída, fica a situação da baliza leonina numa incógnita. No entanto, a possibilidade de Diego Calai, 21 anos, passara número dois é realista, com Francisco Silva, da equipa B, como terceiro guarda-redes.

Não estará porém totalmente descartada a possibilidade de o Sporting ir ao mercado por um guarda-redes.