Mark segue de perto a carreira do filho Ruben (Imago) - Foto: IMAGO

Mercado: filho de lenda neerlandesa segue os passos do pai e pode bater recorde pelo caminho

Ruben van Bommel, filho de Mark, terá tudo acertado para rumar ao PSV

Notícia de peso na Eredivisie: o PSV está prestes a fechar a contratação de Ruben van Bommel, jovem extremo do AZ Alkmaar, por uma verba a rondar os 16 milhões de euros, segundo revela o jornal De Telegraaf. Trata-se de um regresso a casa para o atacante de 1,91m, que passou sete anos (2013-2020) nas camadas jovens do clube de Eindhoven. O acordo entre os dois clubes já está fechado e inclui uma cláusula de 10% numa futura transferência, a favor do AZ.

Caso Van Bommel venha a ser vendido por um valor superior, poderá tornar-se o jogador mais caro da história da Eredivisie, superando os 16,25 milhões de euros pagos pelo Ajax ao Heerenveen por Miralem Sulejmani – que passou pelo Benfica entre 2013 e 2015 –, em 2008.

Ruben van Bommel, de 20 anos, deverá assinar contrato por cinco temporadas, tornando-se num dos jogadores mais bem pagos do campeonato neerlandês. Desde a estreia em 2023, soma 17 golos e seis assistências, em 73 jogos com a camisola do AZ, confirmando o estatuto de uma das grandes promessas do futebol dos Países Baixos.

O apelido Van Bommel dispensa apresentações em Eindhoven. O seu pai, Mark van Bommel, é uma lenda do PSV, clube que representou, como jogador, entre 1999 e 2005 e depois em 2012/13, acumulando 274 jogos, 65 golos e 57 assistências. Além disso, o antigo médio foi treinador dos juniores e da equipa principal. Agora, é a vez do filho tentar escrever o seu próprio capítulo no clube onde tudo começou.

Mark van Bommel foi figura do PSV no início do século (Imago)

Sugestão de vídeo