Marcelo Rebelo de Sousa: «É uma maneira muito bonita para Pinto da Costa terminar»
Marcelo Rebelo de Sousa a entregar a Taça de Portugal a Pepe (ANTONIO COTRIM/EPA)

Marcelo Rebelo de Sousa: «É uma maneira muito bonita para Pinto da Costa terminar»

NACIONAL26.05.202421:34

Marcelo Rebelo de Sousa destaca o legado do ex-presidente do FC Porto durante esses 42 anos, que acaba com a conquista de mais um título

O FC Porto derrotou o Sporting na final da Taça de Portugal, numa partida que serviu também de despedida de Pinto da Costa, após 42 anos no cargo de Presidente dos dragões.

Após o apito final, até o Presidente da República fez questão de destacar isso mesmo, elogiando também o grande jogo que se assistiu no Jamor: «Acho que foi todo ele muito bom, no sentido em que duas grandes equipas, frente a frente... um grande jogo, grande na ascensão, grande na emoção, grande na entrega das duas equipas e tivemos, por um lado, o campeão nacional e por outro o campeão da Taça de Portugal. E eu que estava no governo de 82, quando Pinto da Costa chegou à presidência do FC Porto, acho uma coincidência estar aqui hoje quando se encerra um ciclo no futebol português. São 42 anos de futebol e Pinto da Costa encerra isso com a vitória na Taça de Portugal.»

Marcelo Rebelo de Sousa também gostou de assistir ao momento entre André Villas-Boas e Pinto da Costa, que celebraram juntos o primeiro título de um e o último de outro: «Aquilo que vai ficar é o lado bom e o lado bom é o seguinte… o Pinto da Costa colocou o FC Porto num plano onde já estavam duas equipas, o Benfica e o Sporting. Colocou durante muitos anos a liderança do futebol português. Por outro lado, proporcionou que muitos jogadores do FC Porto nas seleções nacionais contribuíssem para o prestígio de Portugal e é isso que fica. Fica o ser Portugal, que não é só Lisboa, que passou a ser para além de Lisboa, em termos de futebol, com Pinto da Costa, e Portugal como um todo acaba por ganhar com isso. Para além dos aspetos como nas vidas das pessoas e nas vidas das instituições, há uns mais felizes e uns menos felizes, mas é uma maneira muito bonita de terminar. Ver dois presidentes, um que sai e um que entra, abraçados, num momento em que aquele que sai, sai com a vitória na Taça de Portugal.»