Leggins, chapéus, Taylor Swift e funerais adiados: as frases que marcaram 2023
Arábia Saudita também entrou no léxico diário, num ano de zangas e promessas que veremos se são cumpridas
Há leggins e chapéus! Temos Taylor Swift a tocar onde não devia e até funerais adiados. E não, nunca abandonámos o mundo do desporto!
A culpa é dos protagonistas que acharam por bem, em algum momento, trazer para a atualidade temas menos óbvios. Nós limitamo-nos a compilar tudo.
Isto aconteceu num ano em que a Arábia Saudita parece ter entrado na agenda. Terá vindo para ficar? É que houve tanta muita Arábia em 2023!
Também tivemos um Benfica campeão ‘à antiga’, uma ‘zanga’ nacional com crença de pazes no futuro e outra que agitou o reino do Dragão e promete novos episódios em breve. E também há outras promessas ainda antes de chegar o badalado momento das passas. Mas quando ele surgir, assegure-se que só há beijos consentidos.
Fernando Santos
«No dia em que o telefone tocar Cristiano Ronaldo sabe que estou cá»
O antigo selecionador português, entrevistado por A BOLA, admitiu que não falava com o capitão da Seleção desde o final do Mundial do Catar, mas garantiu acreditar que será possível retomarem uma relação que começou quando Ronaldo tinha apenas 19 anos e o técnico orientava o Sporting.
)
Roger Schmidt
«Somos o clube de Eusébio e Chalana, ganhámos a jogar com a filosofia deles»
Após a conquista do 38.º título nacional do Benfica, o treinador alemão mostrou-se orgulhoso pela forma como as águias venceram: a jogar um futebol de ataque, que na opinião do técnico germânico honrou a memória daqueles que sempre jogaram para entusiasmar os adeptos.
)
Pedro Pichardo
«Salto mais de leggings compridas e de chapéu do que a tua melhor marca. Sou melhor do que tu, aceita»
Ainda não foi em 2023 que Nélson Évora e Pedro Pichardo se entenderam. Após o primeiro ter dito que Portugal «comprou um atleta para poder ter resultados a curto prazo», referindo-se ao processo de naturalização do luso-cubano, o segundo ‘vestiu’ a resposta de ironia.
)
Cristiano Ronaldo
«É um contrato único porque também sou um jogador único. Na Europa, Ganhei tudo e bati todos os recordes»
Na apresentação no Al-Nassr com o maior salário do futebol à data, Cristiano Ronaldo considerou que os valores eram normais para alguém como ele. Entretanto, muitos jogadores de renome lhe seguiram os passos... também com contratos «únicos».
)
Ruben Amorim
«Se não estiver no Marquês antes... certamente que não estarei em 2026»
Apesar de ter um contrato de longa duração, o treinador do Sporting faz questão de repetir que não está agarrado ao lugar e que só a conquista de títulos lhe pode assegurar a continuidade no comando dos leões. A declaração foi feita na véspera do jogo com o Benfica que os leões perderam nos descontos.
)
Pinto da Costa
«[André Villas-Boas] Se calhar pensou que eu ia morrer mais cedo, mas ainda vai ter de esperar para ir ao meu funeral»
Pela primeira vez em quatro décadas de presidência do FC Porto, o líder dos dragões parece ter concorrência de peso para o cargo. E com isso, as juras de amizade eterna com o antigo treinador foram esquecidas com ataques de parte a parte.
)
Jorge Jesus
«O ministro deixou-me escolher entre a seleção e o Al Hilal, optei pelo clube» O treinador português deixou o Fenerbahçe para «cumprir o sonho» de treinar uma seleção num Mundial. Mas quando tudo parecia indicar que iria assumir a seleção da Arábia Saudita, o chamamento de uma paixão antiga falou mais alto e Jesus foi ‘desviado’ do seu sonho.
)
Diogo Ribeiro
«Já não sou o menino que no ano passado ganhou três ouros [nos Mundiais juniores]. Fui o 2.º melhor do mundo. Ainda é irreal!»
O ano da afirmação do nadador como uma das maiores esperanças do desporto português foi abrilhantado com a medalha de prata nos 50m mariposa, nos Mundiais que decorreram em Fukuoka, no Japão, em julho.
)
Jenni Hermoso
«Em momento algum, consenti o beijo que Rubiales me deu. Não tolero que minha palavra seja questionada»
A conquista do Mundial feminino por Espenha foi ensombrado pelo beijo do então presidente da Federação a uma jogadora em plena festa. A polémica levou à demissão do dirigente que protagonizou vários momentos de vergonha alheia.
)
Abel Ferreira
«Não podemos ter um relvado cheio de coisinhas do show da Taylor Swift, a quantidade de bebidas que caiu ali dentro...»
O técnico luso levou o Palmeiras ao bicampeonato brasileiro e há muito tempo que tem ‘moral’ para dizer o que lhe apetece. Mesmo que seja enviar recados à direção por causa de um concerto que prejudicou a qualidade do futebol da equipa.
)