Kokçu quebra regras e arrisca castigo
Orkun Kokçu, médio do Benfica. Foto: IMAGO/HMB-Media

Kokçu quebra regras e arrisca castigo

NACIONAL17.03.202409:19

Entrevista não autorizada causa desconforto. Caso analisado internamente e médio pode sofrer consequências e falhar jogo deste domingo; turco não força saída mas deseja mudanças

O Benfica manteve-se ontem em silêncio sobre a entrevista que Kokçu deu para os Países Baixos - apenas Roger Schmidt, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Casa Pia, disse que iria falar com o jogador -, mas a atitude do médio internacional turco causou grande desconforto no Benfica e foi/está a ser analisada internamente. Primeiro porque a entrevista não foi autorizada, o que configura flagrante desrespeito do regulamento interno imposto pelo clube no balneário, mas principalmente porque Kokçu confessa estar insatisfeito e questiona, na entrevista, algumas das opções do treinador alemão dos encarnados esta temporada.

Embora ainda não tenham sido adiantadas eventuais consequências, em cima da mesa estará sempre a possibilidade de multa ao jogador e permanece a dúvida se Roger Schmidt o vai ter como opção para o desafio deste domingo em Rio Maior, frente ao Casa Pia, da 26.ª jornada da Liga e com início marcado para as 18 horas. Depois segue-se uma paragem nas competições para os compromissos das seleções nacionais e Kokçu está convocado para representar a Turquia; o Benfica volta a competir somente no próximo dia 30, em Chaves, para o campeonato.

Segundo foi possível apurar, Kokçu, com estas declarações, não estará a forçar um cenário de saída do Benfica, pelo menos por enquanto. O turco deseja vencer no Benfica e mostrar-se aos adeptos, mas considera que não está a conseguir porque o treinador toma opções erradas em relação ao seu posicionamento em campo. Sente-se prejudicado e vem alimentando esse sentimento há algum tempo, culminando, agora, nesta entrevista, em véspera de jogo, que caiu como uma bomba nas águias.

Só completou sete jogos

Melhor jogador dos Países Baixos na última época, contratação mais cara de sempre do Benfica, Orkun Kokçu começou a época como titular. Mas só completou 90 minutos no primeiro jogo.

Participou, esta época, em 34 de 44 jogos dos encarnados, mas só esteve de início ao fim em sete. Muito pouco quando se compara o que se passou na temporada passada, no Feyenoord, no qual somou 46 jogos e completou 36.

Depois do arranque a titular, Kokçu perdeu os primeiros jogos por lesão, com Estoril e Lusitânia, em outubro, por lesão. Voltaria a parar, agora quase um mês, entre o fim de outubro e o fim de novembro - fascite plantar do pé direito obrigou-o a perder as partidas com Casa Pia, Arouca, Chaves, Real Sociedad e Sporting. No total, falhou sete jogos por lesão.

Depois de ter recuperado de lesão foi suplente utilizado três vezes até reconquistar um lugar no onze. Em resumo, foi titular 28 vezes e suplente utilizado seis.

Duas vezes, contra Gil Vicente, em casa, para a Liga, e Rangers, na Luz, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, não saiu do banco de suplentes.

Kokçu, que se queixou de não jogar onde sente que pode ter mais rendimento, só três vezes foi titular como número 10 atrás do avançado - Portimonense (duas assistências), Sporting e Estoril (um golo e uma assistência).

Na época passada, o internacional turco somou 46 jogos, 12 golos e cinco assistências; no Benfica tem 34 jogos, três golos e dez assistências.