Jorge Silvério assume cargo de provedor
Jorge Silvério assume cargo de provedor (D. R./Clínica Bessa)

Jorge Silvério é o novo Provedor da Ética no Desporto

Psicólogo especializado em desporto sucede ao malogrado Manuel Sérgio

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou a nomeação de Jorge Silvério como o novo Provedor da Ética no Desporto, que, assim, sucede ao filósofo, professor, educador, ativista e escritor Manuel Sérgio, falecido em fevereiro deste ano.

Jorge Silvério é licenciado em Psicologia, Mestre e Doutorado em Psicologia do Desporto, foi docente e coordenador académico na Universidade do Minho, formador em diversas federações desportivas e consultor de atletas e treinadores de alto rendimento. Foi o primeiro Provedor do Adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e integra atualmente a Comissão de Peritos da UEFA.

«Desde cedo intuí e percebi a importância que o desporto poderia ter numa sociedade cada vez mais desprovida de valores e, paradoxalmente, a precisar deles desesperadamente. Não há melhor escola de valores que o desporto! Valores como prossecução de objetivos, solidariedade, capacidade de entreajuda e trabalho em equipa, sacrifício, tenacidade, respeito pelos outros e por si próprio, vontade de melhorar constantemente, saber perder e ganhar, lealdade, etc. podem ser adquiridos e desenvolvidos através da prática desportiva», escreveu no site do IPDJ.

«Adaptando uma frase muito conhecida da Madre Teresa de Calcutá, o que fazemos é uma gota de água no oceano, mas se o não fizéssemos, se não deitássemos no oceano essa gota, ao oceano faltaria algo, faltar-lhe-ia essa gota. Assim, todos nós podemos participar neste processo de tornar a sociedade em que vivemos melhor e não nos podemos demitir disso! Por isso, deixo aqui um exemplo de uma praxis minha enquanto psicólogo do desporto: uma das áreas que abordo sempre com os atletas, treinadores, árbitros e dirigentes com que trabalho é o controlo emocional, nomeadamente para potenciar os valores que mencionámos há pouco», acrescentou.

Concluindo: «Podem apelidar-me de idealista, mas um dos objetivos que tenho é que a Ética faça de tal forma parte do desporto que os casos que hoje em dia saudamos e premiamos, por exemplo, com o cartão branco deixem de ser raros e passem a ser usuais.»

Sugestão de vídeo: