Interesse do Chelsea na SAD do Sporting «ofende Portugal e os sportinguistas»
Adeptos do Sporting (IMAGO)
Foto: IMAGO

Interesse do Chelsea na SAD do Sporting «ofende Portugal e os sportinguistas»

NACIONAL12.10.202300:15

Palavras de Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, numa reflexão sobre modelos de financiamento

O presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, dirigiu-se esta quarta-feira aos sócios do Belenenses através do canal de YouTube do clube, e um dos temas abordados, além do momento da equipa de futebol, foi a questão dos investidores maioritários no futebol português, acabando por exemplificar o tema com o interesse do Chelsea em entrar na SAD do Sporting.

«Temos de definir o modelo de financiamento que queremos para o Belenenses para os próximos anos. Há uns modelos que estão na moda e não nos interessam. Um deles é a multipropiedade de clubes, como acontece com a Red Bull e o City Group. O segundo modelo de financiamento conhecido repugna-me ainda mais e ao Belenenses e tem a ver com uma nova moda de clubes que compram outros clubes. Por exemplo, em Portugal têm surgido notícias de que o Chelsea quer comprar o Sporting. Acho que é uma notícia e uma intenção que ofende Portugal, ofende neste caso os sportinguistas e ofende a indústria do futebol português. Isso não é futuro, para nós é impensável que o Belenenses seja adquirido por outro clube. O Belenenses não está disposto a ser a equipa B de nenhum clube europeu ou mundial. O terceiro modelo de financiamento são os célebres investidores maioritários e o Belenenses está escaldado disso e não acreditamos nesse caminho, até porque ainda por cima hoje em dia ficaríamos reféns ‘ad eternum’ desses investidores. Existem depois os investidores minoritários, que é um caminho mais difícil, encontrar pessoas íntegras que queiram ser investidores minoritários. Há, depois o modelo associativo, em que não assenta o Belenenses para já», disse.

Sobre os resultados desportivos, pediu apoio aos adeptos: «Sinto que está criado um ambiente pesado em torno da nossa equipa, devido ao descontentamento de alguns adeptos pela performance desportiva, e diz-nos a experiência que com estes climas se torna muito mais difícil atingir os resultados. Nos últimos cinco anos foram cinco subidas de divisão, registo digno do Guinness Book of Records. Guardem um bocadinho a crítica no bolso e apoiem a nossa equipa, peço paz para a equipa porque os próximos quatro jogos são muito importantes.»

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer