Académico de Viseu: Rui Borges foi o último treinador a travar o FC Porto no Fontelo
Trinta e sete anos depois, o Estádio do Fontelo prepara-se para receber um grande do futebol português num jogo do campeonato nacional. O ilustre visitante é o FC Porto que, com o estatuto de candidato ao título, chega à quarta jornada com um registo imaculado na Liga, mercê das vitórias sobre o Alverca, o Rio Ave e, mais recentemente, o Arouca.
A casa dos Viriatos, remodelada com pompa e circunstância para o regresso à elite do futebol luso, irá acolher os dragões no próximo sábado. Nesta partida, os viseenses procuram o primeiro triunfo neste regresso ao escalão primodivisionário.
A última vez que os azuis e brancos jogaram no Fontelo foi a 8 de fevereiro de 2023, em jogo relativo aos quartos de final da Taça de Portugal. Na altura, os dragões venceram por 1-0, graças a um golo solitário de André Franco.
Recuando a 4 de fevereiro de 2020, na primeira mão das meias-finais da mesma prova, os dragões — então orientados por Sérgio Conceição — empataram em terras de Viriato. O tento portista foi apontado por Zé Luís, tendo João Mário marcado o golo do Académico de Viseu. Foi a última vez que o FC Porto foi travado no Fontelo. A maior curiosidade desse encontro prende-se com o facto de o técnico dos viseenses ser, à data, Rui Borges (atual timoneiro do Vitória SC*), que não permitiu a vitória de Sérgio Conceição.
O favoritismo dos azuis e brancos não se materializou no resultado final, o que deixou o técnico portista bastante irritado, levando-o a repreender severamente os seus jogadores após o apito final. O onze portista foi composto por nomes sonantes como Diogo Costa, Wilson Manafá, Renzo Saravia, Chancel Mbemba, Diogo Leite, Mamadou Loum, Vitinha, Romário Baró, Moussa Marega, Zé Luís e Luis Díaz, tendo entrado ainda Corona, Tiquinho Soares e Nakajima.
No Dragão, poucos dias depois, a equipa portista limpou a imagem deixada no Fontelo e bateu, sem apelo nem agravo, o Académico de Viseu por 3-0, com golos de Alex Telles, Zé Luís e Sérgio Oliveira.
Empate a zeros em 1989
No Fontelo, o Académico de Viseu conta ainda com outra igualdade frente aos dragões, numa partida ocorrida no longínquo ano de 1989. O FC Porto, na altura treinado por Quinito, não foi além de um nulo, numa equipa onde pontificavam nomes como Zé Beto, Augusto Inácio, João Pinto, Dito, N’Kongolo, Jaime Magalhães, Frasco, André, Sousa, Fernando Gomes e Domingos.
O saldo é francamente positivo para o FC Porto nas partidas oficiais disputadas no velhinho Estádio do Fontelo, com seis vitórias e dois empates nas oito ocasiões em que os dois emblemas se defrontaram em competições internas.
Sábado, no remodelado recinto viseense, a equipa de Bruno Pinheiro procurará fazer história, tentando derrotar o FC Porto pela primeira vez em competições oficiais no Fontelo — um palco de grandes memórias para os adeptos de ambos os clubes.