Inter vence Roma pela margem mínima com golo de Marcus Thuram
Marcus Thuram celebra com Lautaro Martínez a vitória sobre a Roma (IMAGO)

Inter vence Roma pela margem mínima com golo de Marcus Thuram

INTERNACIONAL29.10.202319:05

Avançado francês deu um prémio justo ao Inter, que foi a equipa mais perigosa. No regresso ao Giuseppe Meazza, Lukaku foi sempre assobiado e pouco apareceu em jogo

O Inter comprovou a sua superioridade em relação à Roma e venceu a equipa de José Mourinho por 1-0, com um golo de Marcus Thuram aos 81 minutos. Depois de cinco vitórias consecutivas, a Roma volta a perder e pode ser ultrapassada na classificação, estando, por agora, no 8º lugar (com 14 pontos). Com esta vitória, o Inter continuará isolado no 1º lugar, com 25 pontos.

Desde cedo que o Inter quis mostrar o porquê de ser o líder da Serie A à entrada para esta jornada, assumindo o controlo do jogo e encostando a Roma ao seu próprio meio-campo. Çalhanoğlu acertou na barra e Thuram levou Patrício a fazer uma grande defesa. O empate a zero ao intervalo era lisonjeiro para os comandados de José Mourinho. 

A Roma melhorou depois do intervalo, cresceu no jogo e Cristante, de cabeça, quase fez o golo, mas Sommer impediu-o com uma excelente defesa. O Inter nunca deixou de ser perigoso e o jogo ficou mais partido, com as duas equipas em busca da vitória. 

Esta caiu mesmo para os nerazzurri, fruto de um golo de Thuram, com assistência de Dimarco, aos 81’. Foi um prémio justo para o francês, que esteve mais ativo ao longo do jogo do que o seu colega de ataque, Lautaro Martínez. Até final, Carlos Augusto quase fez o 2-0 com um remate fortíssimo, mas que levava a direção da barra da baliza de Rui Patrício. 

FIM DO JOGO: Inter 1-0 Roma

Vitória justa do Inter, que foi sempre a equipa mais perigosa durante o encontro. Só por poucas vezes a Roma se aproximou da baliza de Sommer, realizando apenas um remate perigoso. O Inter ainda acertou por duas vezes na trave da baliza de Rui Patrício, mas fez o suficiente para continuar no 1º lugar da Serie A.

90' - CARLOS AUGUSTO ACERTA NA TRAVE! O recém-entrado em jogo quase fez o 2-0, mas, tal como acontecera com Çalhanoğlu na 1ª parte, a bola bate na trave.

88' - Thuram ameaça o bis - mais uma vez a responder bem a um cruzamento vindo da esquerda, desta vez o avançado atirou ao lado.

Golo do Inter, por Marcus Thuram!

81' - Dimarco acelerou no flanco esquerdo e cruzou para a grande área, onde Thuram apareceu solto de marcação e só teve de encostar para o fundo da baliza de Patrício.

75' - Substituição na Roma: sai Zalewski e entra Çelik. Ao mesmo tempo, dupla substituição no Inter: saem Mkhitaryan e Çalhanoğlu, entram Frattesi e Asllani.

70' - Jogo está mais partido e as duas equipas vão-se aproximando das respetivas áreas adversárias. Depois de uma primeira parte apagada, a Roma já mostrou argumentos, depois do intervalo, para lutar pela vitória.

66' - QUASE MARCA CRISTANTE! Cruzamento perigoso para a área, Cristante salta mais alto do que todos e cabeceia com força, mas Sommer impede o golo com uma grande defesa.

65' - Primeiro remate da Roma. El Shaarawy ganha um livre perigoso à entrada da área do Inter (Bastoni fez a falta e viu o cartão amarelo). Paredes tentou rematar direto à baliza, mas a bola não passou da barreira. 

62' - Um cruzamento de Darmian acerta em cheio na face de Zalewski, que cai no chão com muitas queixas.

60' - Roma consegue ter mais posse de bola do que na primeira parte, mas continua com muitas dificuldades em chegar com perigo à área do Inter. 

56' - Cartão amarelo para Çalhanoğlu por entrada dura sobre Bove.

53' - LLORENTE A SALVAR A ROMA. Transição ofensiva rápida do Inter, Dumfries faz um passe para Barella, que estava sozinho na área, mas Llorente impede o golo quase certo ao cortar a bola.

50' - Agora é Paredes a ver o amarelo, por travar um contra-ataque do Inter com uma falta sobre Martínez. É o terceiro jogador romano a estar amarelado, depois de Mancini e de Ndicka.

48' - Çalhanoğlu bate o livre, Acerbi desvia a bola e Thuram cabeceia com muito perigo, mas por cima da baliza de Rui Patrício.

47' - Ndicka vê o cartão amarelo por falta sobre Thuram. 

Começa a 2ª parte!

Intervalo: Substituição no Inter: sai Pavard, que já tinha visto o cartão amarelo, e entra Darmian. 

Estão 75.573 adeptos presentes no Giuseppe Meazza. Os jogadores já estão a regressar ao relvado e o Inter vai realizar uma substituição - Matteo Darmin prepara-se para entrar.

Intervalo: Inter 0-0 Roma

Primeiro tempo de sentido único, com o Inter a ser dono e senhor do jogo, controlando a bola a seu bel-prazer no meio-campo da Roma. A equipa de José Mourinho não se aproximou da baliza de Sommer e Lukaku, sempre muito assobiado, ainda não apareceu em jogo.

45+3' - Remate perigoso de Barella por cima. Zalewski perdeu a bola no meio-campo e o Inter contra-atacou com perigo, mas Barella não acertou na baliza.

45' - Segundo dados da Serie A, a Roma ainda só teve a bola em sua posse durante nove minutos.

42' - Dumfries vai sendo o jogador em maior destaque nesta 1ª parte. O ala direito tem conseguido dribar Zalewski e, com a sua rapidez e cruzamentos perigosos, tem ameaçado a baliza de Rui Patrício. 

37' - Ameaça Pavard! O defesa aparece muito bem na grande área romana e, após passe de Dumfries, remate ao lado em posição privilegiada.  

30' - Quase só dá Inter - a equipa da Simone Inzaghi já fez 10 remates e vai atacanado com cada vez mais jogadores. A Roma defende de forma muito compacta, com uma linha de 5 defesas e mal consegue criar uma jogada. 

23' - Basta a bola aproximar-se da zona de Lukaku que os mais de 70 mil adeptos presentes no estádio não perdem tempo em assobiar o avançado belga.

Romelu Lukaku em ação contra o Inter (IMAGO)

20' - Aos poucos, o Inter vai afirmando o seu domínio na partida e acerca-se da área da Roma. A equipa de José Mourinho tem dificuldades em sair do seu próprio meio-campo. 

15' - Defende Patrício! Na direita, Dumfries faz o que quer de Zalewski, cruza para a área onde, após alguma confusão, Thuram remata com perigo, mas o guardião português defendeu com o pé. De seguida, Dimarco rematou com perigo, mas ao lado.

13' - Mancini, capitão da Roma, vê o primeiro amarelo do jogo por protestos.

Castigado frente ao Monza (vitória da Roma por 1-0), José Mourinho não pode estar no banco frente ao Inter e está a assistir ao encontro na zona de imprensa do estádio. 

6' - Çalhanoğlu na barra! Remate fortíssimo do turco embate com estrondo na barra de Rui Patrício, que dificilmente chegaria à bola se esta fosse na direção da baliza.

4' - Corta Ndicka! Após uma incursão de Mkhitaryan pelo meio, a bola sofreu um ressalto e quase sobrou para Martínez à entrada da área romana, mas Ndicka afastou o perigo. 

2' - As duas equipas alinham no mesmo sistema tático - 3x5x2 - e, por isso, encaixam facilmente uma na outra. Ambas procuram ter bola. 

Começa a partida em Milão!

Este é também um encontro entre duas equipas que estiveram em finais europeias na época passada: o Inter na Liga dos Campeões, perdida para o Man. City, e a Roma na Liga Europa, perdida para o Sevilha. 

Os jogadores entram agora no relvado. 

Assim foi Lukaku recebido pelos adeptos do Inter:

Romelu Lukaku fez 132 jogos pelo Inter, mas a sua saída do clube no último verão não foi aceite de forma pacífica pelos adeptos nerazzurri, que se preparam para demonstrarem o seu desagrado para com o belga com 30 mil apitos.

Com o português Rui Patrício na baliza, a Roma continua sem contar com Dybala, que nem no banco está. O argentino voltou aos treinos sem limitações esta semana, mas ainda não vai poder regressar à competição. 

Para além de Romelu Lukaku, este jogo também representa um reencontro para Henrikh Mkhitaryan - o arménio jogou na Roma entre 2019 e 2022, ano em que se mudou para o Inter, a custo zero.

Os onzes incicias das duas equipas:

Inter: Sommer; Pavard, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Çalhanoğlu, Barella, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Martínez.

Roma: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Ndicka; Kristensen, Cristante, Paredes, Bove, Zalewski; El Shaarawy, Lukaku.

Leia a antevisão à partida: 

Inter-Roma: Mourinho quer voltar a ser feliz em Milão

29 outubro 2023, 08:34

Inter-Roma: Mourinho quer voltar a ser feliz em Milão

O português não vai estar no banco, por castigo, mas quer repetir vitória da época passada. Inter vai lutar para se manter na liderança isolada da Serie A, num Giuseppe Meazza que terá mais de 75 mil adeptos

Boa tarde. O Inter recebe em sua casa a AS Roma pela 10ª jornada da Serie A, num jogo que marca o regresso de José Mourinho (ainda que o português, castigado, não estará no banco) e de Romelu Lukaku ao Giuseppe Meazza, um local que ambos bem conhecem. À entrada para esta jornada, o Inter é líder da Serie A, com 22 pontos, e a Roma está no 8º lugar, com 14 pontos.