Iñaki Williams: «Não me arrependo de ter escolhido jogar pelo Gana»
Iñaki Williams já fez 15 jogos pelo Gana (IMAGO)

Iñaki Williams: «Não me arrependo de ter escolhido jogar pelo Gana»

INTERNACIONAL13.01.202416:16

O avançado é um caso particular no futebol: joga no Athletic Bilbao, que só contrata jogadores nascidos no País Basco, mas atua por uma seleção africana a nível internacional, estando agora pronto a disputar o CAN pela primeira vez

Inãki Williams chegou a ser convocado pela seleção espanhola, mas não teve estreia. Tendo a oportunidade de atuar pelo Gana, país onde nasceram os pais, o avançado decidiu juntar-se à seleção africana antes do Mundial-2022, onde marcou presença, e está feliz com essa decisão. 

«Não me arrependo nada de ter escolhido jogar pelo Gana. Tudo o que a seleção nacional me está a dar a nível pessoal, a Espanha não me podia dar», disse em entrevista à Marca. «Em Espanha estive com Vicente del Bosque antes do Mundial-2014, com Julen Lopetegui antes do Mundial-2018… Mas cada treinador tem os seus gostos.»

Iñaki Williams jogando frente a Portugal no Mundial-2022 (IMAGO)

Curiosamente Nico Williams, irmão mais novo de Iñaki, já jogou por Espanha (11 vezes), algo que o irmão mais velho vê com bons olhos: «O Nico ganhou rapidamente o seu lugar. E podermos jogar um Mundial com duas seleções diferentes é algo que ficará na história. 

Analisando as hipóteses do Gana de conquistar o CAN, Iñaki crê que a sua seleção «é uma candidata» à vitória por ter «jogadores com muito talento, jovens e ansiosos por competir».

O Gana integra o Grupo B da competição, juntamente com o Egito de Rui Vitória, Cabo Verde e Moçambique. 

Iñaki revelou ainda uma curiosidade acerca do seu nome no dialeto ganês twi: «Chamam-me Kwaku, (significa "nascido numa quarta-feira"). No primeiro dia em que o disse, as pessoas riram-se e então fiquei com a alcunha de Kwaku.»