Futebol português reage à morte de Franz Beckenbauer
Franz Beckenbauer (ASF/EDUARDO OLIVEIRA)

Futebol português reage à morte de Franz Beckenbauer

INTERNACIONAL08.01.202418:04

Lenda da seleção alemã tinha 78 anos

Não demorou muito tempo para que o mundo do futebol reagisse à morte de Franz Beckenbauer. Em Portugal, o Benfica colocou nas redes sociais uma foto simbólica com Eusébio e o 'Kaiser'.

A Liga Portugal emitiu um comunicado oficial. «A Liga Portugal lamenta profundamente a morte de Franz Beckenbauer, uma das figuras mais consagradas da história do Futebol mundial. Aos 78 anos de idade, o antigo internacional alemão deixa um legado indelével e que irá ficar para sempre na retina de todos aqueles que tiveram o privilégio de o ver em ação, recebendo a alcunha de Kaizer. Foi também conceituado treinador e ainda Presidente do FC Bayern. A Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências a toda a sua família, antigos companheiros e adeptos», pode ler-se no site oficial.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, também apresentou condolências. «Franz Beckenbauer foi um dos mais notáveis e completos jogadores que tive o privilégio de poder apreciar. Era um líder, dentro e fora do campo. Defesa completo, elegante na ação e inteligente na decisão, tinha um domínio de bola exemplar e uma segurança na posse, tornando muito difícil a missão dos adversários. Não por acaso foi eternizado como o “Kaiser”. Terá criado a função de “líbero” e fê-lo acrescentando valor e potencial à temível seleção alemã dos anos 70, campeã europeia em 1972 e mundial em 1974, sempre com Beckenbauer como capitão, bem como ao Bayern de Munique, clube do qual foi um dos melhores jogadores de sempre, que treinou nos anos 80 vencendo a Taça UEFA e a que presidiu por 15 anos. Também como selecionador alemão mostrou toda a sua qualidade, levando a então RFA ao título mundial, vindo também a ser vice-presidente da Federação alemã. Deixa, por isso, um legado único, pontuado pela sua extraordinária classe como jogador, treinador, dirigente e pessoa. Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, apresento à Federação Alemã, à sua família e a toda a família do Futebol mundial as minhas mais sentidas condolências», pode ler-se no site oficial da FPF.

Também Humberto Coelho, vice-Presidente da FPF e contemporâneo de Beckenbauer no campo, lamentou a morte do internacional germânico: «Hoje é um dia triste para o futebol mundial. Morreu Franz Beckenbauer que foi, de facto, um dos melhores jogadores do mundo e que mostrou sempre, ao serviço do Bayern Munique e da seleção alemã, toda a sua qualidade e todo o seu perfil como jogador e como homem. Tive a oportunidade de jogar contra ele, mas também com ele -- nos EUA, numa seleção da Europa contra a seleção do resto do Mundo -- e era uma personalidade única e com um estatuto de grande senhor e de grande profissional. Junto as minhas condolências pessoais às da Federação Portuguesa de Futebol.»

Tags: