Francisco Conceição bisou na  goleada da Juventus (IMAGO)
Francisco Conceição bisou na goleada da Juventus (IMAGO)
Foto: IMAGO

Francisco Conceição dá 'show' e Juventus goleia campeão dos EAU

INTERNACIONAL19.06.202508:28

Extremo português bateu por duas vezes o guarda-redes Rui Patrício, do Al Ain

A Juventus estreou-se no Mundial de Clubes da FIFA 2025 com uma vitória impressionante por 5-0 sobre o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Num jogo de sentido único entre conjunto italiano e o campeão dos EAU, a contar para o Grupo G, destaque para Francisco Conceição, que marcou dois golos ao compatriota Rui Patrício.

O início do encontro foi cauteloso, mas a espera pelo primeiro golo não durou muito. Aos 11 minutos, o português Alberto Costa encontrou Kolo Muani com um cruzamento preciso e cabeceou elegantemente para o fundo das redes, colocando os bianconeri na frente.

A equipa dos Emirados tentou reagir rapidamente, mas não conseguiu criar nenhuma oportunidade clara. E aos 22 minutos a Juventus voltou a atacar: Francisco Conceição, após passe de Alberto Costa, conduziu a bola para o centro do terreno, fintou um defesa e rematou para o canto superior da baliza, sem hipóteses para o guarda-redes Rui Patrício. A árbitra Tori Penso ainda solicitou a revisão do lance pelo VAR, mas o golo foi validado.

Aos 31 minutos, o clube italiano aumentou a vantagem para 3-0, com Kenan Yildiz a rematar de forma soberba de média distância, após assistência de Khéphren Thuram. A bola ainda bateu no poste antes de entrar, e a Juventus passou a controlar confortavelmente o jogo. Nos descontos da primeira parte, o Al-Ain sofreu novo golpe, com Randal Kolo Muani a bisar. Após excelente jogada e passe de Khéphren Thuram, o avançado francês esperou pelo movimento do guarda-redes e colocou a bola junto ao poste mais distante.

No segundo tempo, o treinador da Juventus lançou duas caras novas: Douglas Luiz e Timothy Weah. O Al Ain tentou entrar com tudo e até chegou a colocar a bola na baliza aos 46', mas o golo foi anulado por fora de jogo, decisão confirmada pelo VAR. A melhor oportunidade do Al Ain surgiu aos 49', com Kodjo Laba a rematar em direção ao ângulo superior, mas o guarda-redes da Juventus, Michele Di Gregorio, fez uma defesa fantástica para canto.

Enquanto o Al Ain desperdiçava oportunidades, a Juventus continuava implacável. Aos 58', Francisco Conceição sentenciou a partida, após passe de Pierre Kalulu. O português fez um corte para o meio e rematou com precisão para o canto oposto, bisando na partida e fixando o resultado final em 5-0 para a equipa italiana.

No tempo restante, a Juventus controlou totalmente o jogo. O treinador ainda lançou Vlahovic aos 70', mas os italianos não voltaram a marcar, apesar de Douglas Luiz ter acertado no ferro aos 89 minutos.

A velha senhora demonstrou uma eficácia incrível, convertendo cinco dos sete remates que fez à baliza. Com esta vitória convincente, a Juventus assume a liderança do Grupo G e no próximo jogo defrontará os mexicanos do Cruz Azul.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa 

Sugestão de vídeo