Federação despede selecionador

Irlanda do Norte Federação despede selecionador

INTERNACIONAL21.10.202218:57

Corolário de apenas quatro vitórias nos últimos 22 jogos, o antigo médio inglês Ian Baraclough, de 51 anos, foi dispensado dos serviços de selecionador da Irlanda do Norte pela respetiva federação, a Irish Football Association (IFA), decisão tomada após reunião do respetivo Comité Executivo, na noite de quinta-feira, dia 20, em Belfast, mas oficializada apenas esta sexta-feira.

Nem o triunfo frente ao Kosovo, em Windsor Park (Belfast), para a Liga das Nações, a 24 de setembro, por 2-1 (recuperando de 0-1), foi tábua de salvação para Baraclough: a seleção orientada pelo antigo técnico do Scunthorpe (Inglaterra), Sligo Rovers (Irlanda), Motherwell (Escócia) e dos sub-21 norte-irlandeses esteve 14 jogos sem vencer um único, e o destino do técnico, que a 27 de junho de 2020 substituíra Michael O’Neill no cargo, estava traçado.

Ainda assim, com Baraclough ao leme, a Irlanda do Norte evitou a despromoção ao quarto escalão da Liga das Nações da UEFA.

«Sob o commando de Ian [Baraclough] vimos despontarem novos jogadores que com brio e orgulho deverão continuar a envergar a camisola da Irlanda do Norte nos próximos anos, e por isso lhe expressamos a nossa gratidão. Todavia, face ao conjunto dos resultados no campos, a IFA tomou esta decisão», justificou o diretor executivo da IFA, Patrick Nelson, citado pela BBC.

Uma boa campanha na qualificação para o Mundial-2022 era um dos objetivos pedidos a Baracough que não correu de feição: os norte-irlandeses foram apenas terceiros do seu grupo, com nove pontos averbados em oito jogos, e cedo se esfumou o sonho de estar no Catar a partir de 20 de novembro.

A IFA já procura substituto, sendo o antecessor de Baraclough, Martin O’Neill – despedido do Stoke City (Inglaterra) em agosto, e disponível - novamente apontado como um dos candidatos favoritos na corrida ao lugar, a par, segundo a televisão pública britânica, do recordista de golos pela seleção norte-irlandesa, David Healy, que oo leme do Linfield conduziu a equipa ao tetracampeonato irlandês de rajada.

O treinador do Saint Mirren (Escócia), Stephen Robinson, e Tommy Wright, antigo técnico do Kilmarnock (Escócia) são outras das hipóteses já aventadas pela imprensa do Reino Unido e Irlanda do Norte, a par do antigo médio Jim Magilton e do selecionador de futebol feminino das norte-irlandesas, Kenny Shiels: todos eles foram, há 28 meses, e tal como Ian Baraclough, entrevistados pela IFA na corrida ao cargo, então.