FC Porto-Rio Ave: Dragão fulgurante quer manter senda de triunfos
Dragões bateram rio-avistas por 1-2 na primeira volta do campeonato (IMAGO)

Antevisão FC Porto-Rio Ave: Dragão fulgurante quer manter senda de triunfos

NACIONAL03.02.202408:00

Azuis e brancos recebem vila-condenses este sábado à noite, quando atravessam a melhor fase da temporada: quatro vitórias consecutivas; rio-avistas somam apenas um triunfo nas últimas nove partidas

FC Porto e Rio Ave medem forças este sábado, no Estádio do Dragão, a partir das 20.30 horas, num duelo referente à 20.ª jornada da Liga.

Se, por um lado, a formação de Sérgio Conceição mantém aspirações de conquistar o título de campeão nacional no fim da época, os pupilos de Luís Freire, por outro, batalham para alcançarem a manutenção no principal escalão do futebol português.

Na 19.ª jornada, os dois conjuntos tiveram sortes distintas. Enquanto os dragões foram até ao Algarve bater o Farense (1-3), os vila-condenses não foram além de um empate caseiro (1-1) diante do Estoril.

Recorde os melhores momentos dos dois encontros:

O histórico de confrontos, sobretudo em casa dos portistas, é esmagadoramente favorável aos azuis e brancos. Em 35 encontros oficiais, aliás, os dragões só saíram derrotados por uma vez: na longínqua temporada 1981/82, o Rio Ave supreendeu e venceu (1-2), no antigo Estádio das Antas.

Desde então, o FC Porto soma 28 triunfos e 4 empates em receções aos homens de Vila do Conde, sendo que o último desafio que não ganhou remonta a março de 2020 (1-1), curiosamente com um golo de Mehdi Taremi... mas para os rio-avistas.

Na presente temporada, os dois emblemas já se encontraram, logo na terceira ronda do campeonato, nos Arcos. A vitória acabou por sorrir aos dragões nos instantes finais, numa partida onde o conjunto de Luís Freire esteve a vencer até perto do fim.

FC Porto

Sistema tático: 4x2x3x1

Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Evanilson.

Lesionados: Marcano

Ausentes (nas seleções): Taremi (Irão, Taça Asiática) e Zaidu (Nigéria, CAN)

Figura: Evanilson

Não há como escapar aos números monstruosos do brasileiro nos últimos encontros: sete golos em quatro jogos. A explosão do ponta-de-lança, de 24 anos, promete não parar por aqui. Nesta nova versão do FC Porto de Sérgio Conceição, na qual Pepê surge mais próximo do avançado ex-Fluminense, o rendimento tem subido exponencialmente. Na ausência de Taremi, ainda na Taça Asiática com o Irão, Evanilson tem ganho protagonismo e é, nesta altura, a maior ameaça dos portistas às balizas adversárias.

O que disse Sérgio Conceição na antevisão ao jogo: «Olhamos para a consistência e solidez da equipa, que tem tido evolução boa, mas queremos manter estabilidade. O Rio Ave perdeu um jogo em 2024, contra o Benfica, onde até esteve em igualdade numérica a fazer excelente jogo, sabemos dificuldades, equipa que de forma inteligente e estratégica se apetrechou bem no mercado. Cabe-nos descobrir o melhor caminho para vencer o jogo.»

Rio Ave

Sistema tático: 3x5x2

Onze provável: Jhonatan; Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega; Costinha, Tanlongo, João Teixeira, Joca, Fábio Ronaldo; Aziz, Emmanuel Boateng.

Castigados: Amine (série de 5 amarelos)

Lesionados: André Pereira e Ukra

Figura: Boateng

Mais um jogo, mais um golo para o avançado ganês, desta feita contra o Estoril, na passada quarta-feira. O maior goleador dos vila-condenses na temporada, (soma 5 remates certeiros) sabe o que é marcar aos azuis e brancos: em 2017, quando atuava no Moreirense, fez um golo e duas assistências no triunfo dos cónegos ante os dragões (3-1).

O que disse Luís Freire sobre as qualidades dos portistas: «O FC Porto é uma equipa grande, uma equipa que ainda por cima, como disse, está numa fase muito boa, com umas dinâmicas também muito boas. Tem ali os dois extremos, o Francisco Conceição, e o Galeno. O Evanilson numa forma incrível. O Pepê, o Nico, o Varela... Tem ali muita gente boa, com muitas soluções também, no seu estádio é muito forte.»