Euro-2024: 12 passaportes à espera de passageiros
A bola que todos querem ver de perto no próximo ano, IMAGO / Xinhua

ANTEVISÃO Euro-2024: 12 passaportes à espera de passageiros

INTERNACIONAL16.11.202308:25

Dupla jornada vai definir dúzia de equipas, que se juntam a nove países já com assento na Alemanha; restantes três lugares sairão do 'play-off'

Portugal, Áustria, França, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Escócia e Turquia já estão no Euro-2024. Alemanha igualmente, no papel de país anfitrião do torneio que decorrerá entre 14 de junho e 14 de julho do próximo ano.

Faltam, pois, 15 nomeados, três deles sairão de um 'play-off' ligado ao desempenho da Liga das Nações, a outra dúzia sairá desta dupla jornada internacional. Há, pois, muitas bandeiras com muito em jogo.

Grupo A

Não foi um passeio no parque, mas andou lá perto. Espanha e Escócia desfilaram no Grupo A, mas as visitas desta quinta-feira a Chipre e Geórgia, respetivamente, não são mera formalidade: primeiro lugar pode valer presença no Pote 1 no sorteio de 2 de dezembro.

Grupo B

França também já tem lugar cativo na Alemanha-2024, cabe a Países Baixos e Grécia discutir a outra vaga direta. Os neerlandeses só precisam de vencer a Irlanda este sábado. Os gregos, com mais um jogo disputado, fecham o grupo terça-feira, com a França.

Vlachodimos é o titular da Grécia

Grupo C

Com Inglaterra já qualificada, o interesse está quase todo no Ucrânia-Itália de segunda-feira. Todavia, se os italianos vencerem esta sexta-feira a Macedónia então só precisarão de um empate no jogo grande. 

Grupo D

Turquia tem a vida resolvida, País de Gales, Croácia e Arménia discutem o resto. Se Gales ganhar na Arménia e a Croácia perder na Letónia este sábado estará entregue mais um passaporte, caso contrário ficará tudo em aberto para a última jornada, terça-feira.

Croácia do benfiquista Musa tem muito em jogo

Grupo E

O grupo da confusão, embora com a Albânia em vantagem para a jornada desta sexta-feira. Os albaneses estarão no Euro-2004 a partir desse dia se vencerem na Moldávia ou se a Polónia ganhar à República Checa. Se, por outro lado, os checos vencerem a Polónia e a Albânia não perder com os moldavos, então os checos garantem também apuramento. A Polónia, já agora, tem de ganhar e ficar à espera de deslizes.

Grupo F

Contas facílimas: Bélgica e Áustria já apuradas, falta saber quem será primeiro do grupo. Para sonhar com isso os austríacos terão de ganhar esta quinta-feira na Estónia e esperar.

Vertonghen garantiu mais uma grande competição pela Bélgica

Grupo G

Hungria e Sérvia estão pertíssimo do acesso ao Euro-2024. Para isso basta que Montenegro não vença esta quinta-feira a Lituânia. Mas os húngaros nem dependem de terceiros: só precisam de empate na Bulgária. Sérvia só entra em campo domingo.

Grupo H

O Dinamarca-Eslovénia de sexta-feira domina atenções. Quem vencer estará apurado. Se o Cazaquistão perder, então ambos estarão no Euro-2024. Mas é improvável, perante San Marino, pelo que algo poderá ficar para a última jornada, segunda-feira.

Médio sportinguista Morten Hjulmand vai ajudar a Dinamarca, IMAGO

Grupo I

Israel evitou o apuramento da Suíça com empate (1-1) no jogo em atraso desta quarta-feira e manteve-se na corrida ao apuramento. Sábado há escaldante Israel-Roménia, ao passo que a Suíça recebe o Kosovo para garantir presença na Alemanha.