Estrela da Amadora: Kikas fixa-se no eixo e afirma-se no onze
Kikas, do Estrela da Amadora (à direita), procura desarmar Soufiane Messeguem, do Académico de Viseu, em jogo pela Liga de futebol. Foto: Gil Peres/Imago.

Estrela da Amadora: Kikas fixa-se no eixo e afirma-se no onze

NACIONAL19.03.202412:44

Atacante foi titular pela segunda jornada consecutiva e voltou a protagonizar boa prestação, apesar de não ter marcado; afirma-se na equipa e parte em vantagem perante a restante concorrência

Numa fase em que o Estrela da Amadora não conta com Rodrigo Pinho, por lesão, e Ronaldo Tavares, que falhou a deslocação ao reduto do Famalicão por opção, Kikas tem sido o nome que tem saído a ganhar. Sempre fisicamente disponível e muito versátil, podendo alinhar em todas as posições da frente, o jogador de 25 anos tem-se fixado por um lugar no ataque e partirá, por mérito próprio, em vantagem sobre os seus concorrentes pela titularidade.

É certo que o Estrela da Amadora não tem ainda o seu eixo ofensivo completo, em função do problema muscular que tem afastado Rodrigo Pinho de competição nas últimas semanas, ao passo que Ronaldo Tavares já irá trabalhar sem limitações e voltar à luta pelo lugar. Ainda assim, nas últimas duas semanas Kikas tem dado sinais a Sérgio Vieira de que pode mesmo ficar tranquilo quanto a esse setor.

O atacante, que iniciou a temporada maioritariamente como opção alternativa e entrando com maior frequência para as alas, com especial frequência na esquerda, recebeu a primeira grande oportunidade na receção ao Casa Pia, na qual foi chamado à titularidade e na posição na qual se havia distinguido nas anteriores etapas da sua carreira – como elemento mais adiantado – e correspondeu em pleno, marcando os dois primeiros golos do triunfo estrelista.

Kikas bisou ante o Casa Pia, conquistou o prémio de homem do jogo e o Estrela acabaria por vencer, tendo ambos obtido uma importante moralização que se prolongaria para a deslocação que se seguiu, na qual os tricolores um empate que os mantém cinco pontos acima dos lugares de despromoção e ainda com um avanço de três pontos sobre o Portimonense, antepenúltimo, que ocupa a posição de play-off de manutenção no escalão principal.

O avançado português não marcou ao Famalicão – a partida terminaria com um empate sem golos – mas este repetiu a boa prestação pela sua mobilidade, criando várias situações de incómodo à defesa contrária, comprovando estar a atravessar o melhor momento da temporada: a sua segunda titularidade consecutiva contrasta totalmente com a ausência de mais de um mês das primeiras escolhas, que antes registava.

Impor-se como titular indiscutível será, de resto, a próxima tarefa individual para Kikas, que esta época participou num total de 26 partidas, distribuídas por Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga, tendo alinhado como titular em 12 delas (menos de metade, portanto), com seis golos marcados. Só no campeonato, o atacante marcou por cinco ocasiões, frente a Casa Pia (duas vezes), Boavista, SC Braga e…Sporting, que o Estrela reencontra já na próxima jornada.