Estoril derrota (outra vez) FC Porto e confirma apuramento histórico na Taça da Liga

Estoril derrota (outra vez) FC Porto e confirma apuramento histórico na Taça da Liga

NACIONAL06.12.202320:00

Canarinhos consumaram inédito apuramento para a final four da Taça da Liga ao repetir a vitória alcançada no Dragão, pela Liga, um mês antes, afastando os azuis e brancos de prova

Ao segundo confronto entre Estoril e FC Porto na presente temporada, os canarinhos voltaram a vencer – pouco mais de um mês depois de ter causado sensação ao vencer no Estádio do Dragão num encontro para o qual entrava como último classificado -, agora por 3-1, e carimbaram o histórico apuramento para as meias-finais da Taça da Liga.

O FC Porto entrava em competição na atual edição da Taça da Liga para defender o título conquistado na época transata e sai de cena após uma derrota sentenciada em tempo de compensação, período no qual o Estoril apontou dois golos.

Francisco Conceição teve um golo invalidado, pelo FC Porto, aos 16 minutos e, na resposta, o Estoril adiantou-se no marcador no primeiro remate válido da partida, por Cassiano aos 22 minutos, lançado em profundidade por João Marques.

O dragão respondeu e restabeleceu a igualdade ainda antes do intervalo por Pepê, aos 34, servido por toque de Taremi com o peito, e as decisões ficaram guardadas para a segunda parte e, mais precisamente, para os minutos finais.

Aí, o Estoril foi mais forte e recolocou-se na frente do marcador através de iniciativa individual de Rafik Guitane, que recebeu pela direita e deixou adversário após adversário para trás até assinar o 90+1’ e para consumar o triunfo estorilista João Carlos ainda converteu com sucesso uma grande penalidade aos 90+6 minutos. O detentor do título da Taça da Liga caiu na Amoreira e o Estoril chega, pela primeira vez, à final four da prova.

Final da partida: Estoril 3-1 FC Porto.

90+6: Golo do Estoril! Koindredi conseguiu progredir com bola na grande área e foi rasteirado por David Carmo. Grande penalidade e, na conversão, João Carlos não desperdiçou e assinou o 3-1 final.

90+3': Heriberto Tavares atira ao travessão - pela segunda vez!

90+1: Golo do Estoril! Rafik Guitane arranca pela direita e decide fazer tudo sozinho, ultrapassando vários adversários em slalom antes de atirar para golo (a bola ainda sofre um ligeiro desvio em David Carmo.

Assistência: 2.684 espetadores.

87': Evanilson teve o 1-2 negado pelo travessão após cabeceamento no interior da área para o qual Dani Figueira se estirou, mas não conseguiu chegar.

85': Substituição no FC Porto, com a entrada de Toni Martínez pela saída de Francisco Conceição.

83': Cartão amarelo para Fábio Cardoso (FC Porto).

81': Canto batido pela esquerda, de forma curta, seguido de cruzamento para a impulsão de David Carmo, que cabeceou ao lado da baliza estorilista.

78': Substituição no FC Porto, com a entrada de Gonçalo Borges pela saída de Pepê.

77': David Carmo facilita com a bola na sua posse e Wagner Pina tentou aproveitar, mas atirou ao lado depois de atirar a partir de posição lateralizada.

76': Substituição no Estoril, com a entrada de Tiago Araújo pela saída de Rodrigo Gomes.

72': Cartão amarelo para Volnei Feltes (Estoril).

70': Cartão amarelo para Stephen Eustáquio (FC Porto).

67': Dupla substituição no Estoril, com as entradas de Bernardo Vital e João Carlos pelas saídas de Eliaquim Mangala e Cassiano.

63': Dupla substituição no FC Porto, com as entradas de Jorge Sánchez e Nico González pelas saídas de Mehdi Taremi e Marko Grujic.

56': Livre bem estudado por parte do Estoril. Raúl Parra bateu rasteiro pela esquerda e serviu Rafik Guitane, que se encontrava à entrada da área para bater pouco por cima do travessão.

53': Cartão amarelo para Marko Grujic (FC Porto).

49': FC Porto também responde com perigo, por Taremi, que descaído para a direita no interior da área tentou colocar no ângulo mais próximo e fez a bola embater junto ao poste esquerdo.

47': Estoril inicia a segunda parte com perigo! Heriberto foi libertado pelo lado esquerdo e atirou com precisão...até em demasia: o seu remate embateu no travessão.

46': O Estoril também realizou uma substituição para o regresso dos balneários, fazendo entrar Rafik Guitane pelo lugar de João Marques.

46': Substituição no FC Porto, com a entrada de Evanilson pela saída de Zé Pedro.

Início da segunda parte

Já se retomou o jogo no António Coimbra da Mota: 1-1 é o resultado.

Intervalo na Amoreira

Estoril e FC Porto igualam-se numa partida que só contou com situações de real perigo ao fim dos primeiros vinte minutos. Cassiano abriu o marcador para os visitados, mas Pepê restabeleceu o empate à entrada para os dez minutos finais do primeiro tempo.

45+3': Galeno volta a procurar o remate e novamente sem sucesso: desta feita, abordou um cruzamento rasteiro tirado por João Mendes pela esquerda com um remate torto e por alto.

Tempo adicional: 4 minutos.

41': Galeno tenta a sorte e não passa longe: o brasileiro recebeu pela esquerda, fletiu para o meio e atirou rasteiro, com a bola a passar perto do poste direito da baliza estorilista.

35': Substituição no Estoril, com a entrada de Mateus Fernandes pela saída de Alex Soares.

Nota para o amortie de Mehdi Taremi com o peito para a movimentação de Pepê, que encontrou espaço perante a marcação de Mangala e atirou certeiro à entrada da área para o 1-1.

34'. Golo do FC Porto! Depois de à primeira não ter valido, o dragão marca finalmente na Amoreira e empata a partida.

29': Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, Sérgio Conceição manda aquecer os avançados Toni Martínez e Evanilson.

22': Golo do Estoril! Estava destinado que o primeiro remate (válido) iria dar golo...mas desta feita na baliza portista: excelente passe de João Marques colocado nas costas da defesa adversária a isolar Cassiano, que perante Cláudio Ramos não perdoou e abriu o marcador.

16': O FC Porto marca...mas o lance foi invalidado. No primeiro remate da partida, Francisco Conceição, com mestria, atirou ao poste mais distante após passe de Stephen Eustáquio a partir de posição central, mas Galeno encontrava-se adiantado num momento antecedente.

15': Mantém-se o bloqueio entre canarinhos e dragões: ao fim do primeiro quarto de hora, ainda não há remates.

10': No Estoril, apenas se dissipam dúvidas quanto ao posicionamento dos centrais e alas: é Mangala (hoje capitão) quem lidera o trio de centrais, ao meio, com Volnei no lado esquerdo; nas alas, é Rodrigo Gomes quem surge adaptado na ala esquerda, surgindo Wagner Pina no lado contrário.

Sérgio Conceição surpreende na escolha para a lateral direita, improvisando Zé Pedro nesse lugar e mantendo a linha de quatro defesas, com Fábio Cardoso e David Carmo como centrais e João Mendes na lateral esquerda.

5': Pouco ou nada ainda a assinalar: Estoril e FC Porto mantêm-se fiéis à organização, sem conceder espaço para jogadas de perigo até ao momento.

Início do Estoril - FC Porto

Já rola a bola no Estádio António Coimbra da Mota!

Estoril e FC Porto já se perfilaram no relvado, decorrendo a escolha de campo com os capitães das duas equipas. 

À primeira vista, os dois conjuntos apresentarão esquemas semelhantes, com linhas de três centrais - algo habitual no Estoril, que alinhou sempre desta forma com Vasco Seabra no seu comando técnico, e uma surpresa no que respeita ao FC Porto, que promove Zé Pedro à titularidade, juntando-o a David Carmo e Fábio Cardoso.

Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Pepe, Jorge Sánchez, Nico González, Iván Jaime, André Franco, Toni Martínez, Evanilson e Gonçalo Borges.

Suplentes do Estoril: Marcelo Carné, Bernardo Vital, Rodrigo Martins, Jordan Holsgrove, Rafik Guitane, João Carlos, Mor Ndiaye, Tiago Araújo e Mateus Fernandes.

FC PORTO: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso (c), David Carmo e Zé Pedro; Pepê, Marko Grujic, Stephen Eustáquio e João Mendes; Francisco Conceição, Galeno e Mehdi Taremi.

ESTORIL: Dani Figueira, Raúl Parra, Volnei Feltes e Eliaquim Mangala (c); Rodrigo Gomes, Alex Soares, Koba Koindredi e Wagner Pina; Heriberto Tavares, João Marques e Cassiano.

Já há onzes oficiais!

Os dois conjuntos reencontram-se pouco mais de um mês após se terem defrontado pela Liga. Na altura, pela 10.ª jornada, o Estoril visitou o Estádio do Dragão como último classificado do campeonato e surpreendeu os azuis-e-brancos ao conquistar a vitória por 1-0, com um livre direto batido de forma exímia por Jordan Holsgrove já no período final do encontro.

O FC Porto, por seu turno, inicia a sua participação na presente edição da Taça da Liga..e entra em prova impedido de perder, resultado que significaria, de imediato, o seu afastamento e, consequentemente, a qualificação do Estoril para a fase seguinte.

Mais de dois meses depois, regressa a competição no Grupo D da Taça da Liga. Na jornada inaugural, disputada a 27 de setembro, o Estoril derrotou o Leixões por 2-1, ascendendo à liderança do agrupamento e colocando-se a uma vitória da primeira qualificação para uma final four da Taça da Liga na sua história.

Os dragões, que entram em competição na atual edição da Taça da Liga, pretendem dar seguimento ao triunfo alcançado em Vila Nova de Famalicão, pela Liga (3-0 ao Famalicão), ao passo que os canarinhos pretendem retomar o momento positivo em que se encontravam até sofrerem uma derrota ainda este domingo, frente ao Sporting de Braga, no Minho (3-1).

Boa tarde. Acompanhe aqui todas as incidências do Estoril - FC Porto, a contar para a 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga.