Estoril-FC Porto: acerto de contas na Taça da Liga
Sérgio Conceição (ANDRÉ ALVES/GRAFISLAB)

ANTEVISÃO Estoril-FC Porto: acerto de contas na Taça da Liga

NACIONAL06.12.202308:00

Dragões procuram 'vingar' a derrota para a Liga; a equipa canarinha quer repetir o feito e carimbar a passagem à final four

Pouco mais de um mês depois da vitória do Estoril no Dragão, as duas equipas voltam a medir forças esta quarta-feira, às 18 horas, desta feita no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo do grupo D da Taça da Liga.

Terreno tradicionalmente difícil

O FC Porto é o atual detentor do troféu, fruto de uma vitória (2-0) na final da época passada frente ao Sporting. Desde da sua chegada ao comando técnico, Sérgio Conceição dá importância à Taça da Liga e ontem, uma vez mais, realçou que a prova «é o caminho mais curto para um título». No entanto, o FC Porto costuma sentir dificuldades no Estádio António Coimbra da Mota: foram mais os jogos que não ganhou (nove empates e 10 derrotas) do que os que venceu (14 triunfos)

Os dragões não perdem para a Taça da Liga há sete jogos e estão com uma sequência de 19 jogos sem perder no reduto dos canarinhos. Sérgio Conceição quererá não só manter o registo invicto, mas também 'vingar' a derrota caseira para o campeonato [0-1] a 3 de novembro. Em caso de vitória, os dragões sabem que terão a oportunidade de carimbar a passagem à final four na receção ao Leixões, agendada para 23 deste mês.

A antevisão de Sérgio Conceição

«É um desejo da equipa estar na final four e para isso amanhã temos de fazer um bom resultado. Preparamo-nos da melhor forma possível para lá ir ganhar. Entende-se que os melhores [jogadores] são os que têm mais minutos até agora, mas no fim da época pode ser diferente. Não vejo as coisas por aí. Olho para o jogo, defino a estratégia. Vou jogar com jogadores que me dão garantias. Não vou pensar em gestão, sinceramente.»

Esquema Tático: 4x4x2

Onze provável do FC Porto: Cláudio Ramos; Jorge Sánchez, Fábio Cardoso, David Carmo, João Mendes, Marko Grujic, Stephen Eustaquio, Galeno, Francisco Conceição; Toni Martinez, Fran Navarro

Lesionados: Samuel Portugal, Wendell, Iván Marcano, João Mário, Alan Varela, Gabriel Veron

A figura: Evanilson. Recuperado das sucessivas lesões, o brasileiro voltou à sua melhor versão. Com 769 minutos, em 13 jogos, já marcou dez golos, tantos como na época passada. Está ainda distante dos 21 apontados em 2021/22, mas estamos ainda em dezembro...Um físico robusto, muita agressividade ofensiva e remate fácil são algumas das características que levam Evanilson a ter grande influência na equipa, o que faz dele uma peça quase imprescindível no xadrez de Sérgio Conceição, que chama à atenção a Fernando Diniz para convocar o avançado para a  Seleção brasileira.

A vitória não foi obra do acaso

Por sua vez, o Estoril vai querer mostrar que a vitória para o campeonato não foi um 'dia de pura sorte'. Na Taça da Liga, os canarinhos ainda não conheceram o sabor da derrota e sabem que estão a um triunfo apenas de garantir já a passagem à final four. O clube da Linha nunca venceu esta competição.

O Estoril Praia vem de uma derrota, depois de três vitórias consecutivas. O desaire [1-3] contra o SC Braga não abalou a confiança da equipa orientada por Vasco Seabra, que está no 14.º lugar da tabela com 10 pontos.

A antevisão de Vasco Seabra

«É sempre importante tentarmos surpreender, vamos jogar contra um adversário que tem um excelente treinador, que de jogo para jogo também faz várias nuances que naturalmente provoca em nós a preparação para diferentes coisas, tal como também nós procuramos coisas diferentes para tentarmos criar essa mesma surpresa. É também verdade que acho que vamos ter pela frente um FC Porto muito forte.»

Esquema Tático: 3x4x3

Onze provável: Dani Figueira; Volnei Feltes, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Tiago Araújo, Jordan Holsgrove, Mateus Fernandes, Rodrigo Gomes, Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto Tavares

Lesionados: Erick Cabaço

A figura: Rodrigo Gomes. O influente ala direito está de volta à equipa, depois de falhar o jogo frente ao SC Braga, clube que o emprestou ao conjunto da Linha. O jogador internacional português sub-21 está a aproveitar o empréstimo para vincar a sua qualidade e até descobriu uma nova posição em campo, a de ala num sistema de 3x4x3. As inúmeras cavalgadas pelo corredor direito são uma arma que o Estoril pretende utilizar frente aos azuis e brancos. Em 2023/23, Rodrigo Gomes contabiliza 4 golos e três assistências.