Estoril confirma retoma e goleia o Casa Pia na Amoreira
Rodrigo Gomes, Alejandro Marqués e Rafik Guitane (da esquerda para a direita) celebram um golo marcado pelo Estoril pela Liga de futebol. Foto: Manuel de Almeida/LUSA.

Estoril confirma retoma e goleia o Casa Pia na Amoreira

NACIONAL10.11.202322:16

Canarinhos deram seguimento ao triunfo sobre o FC Porto na jornada anterior e golearam os gansos na abertura da jornada, com exibição muito bem conseguida

Se a vitória surpreendente no Estádio do Dragão indiciava a retoma para o Estoril, uma goleada só tende a confirmá-la: foi com um concludente 4-0 que os canarinhos presentearam um Casa Pia longe dos momentos de maior fulgor que já apresentou em jornadas anteriores.

Poderá dizer-se que os gansos entraram praticamente a perder já que o relógio marcava apenas 55 segundos de jogo quando Rodrigo Gomes ganhou dimensão em velocidade pela direita e cruzou para o aparecimento de Alejandro Marqués na pequena área. Logo depois, aos 5', Rafik Guitane atirou ao poste, numa entrada em campo poderosa por parte dos estorilstas.

O segundo golo surgiu cerca de vinte minutos depois, com Guitane desta feita a conseguir marcar e através de um momento de inspiração individual no qual entrou na área com a bola dominada antes de atirar rasteiro e já a partir de ângulo apertado para o 2-0 com que a partida saiu para intervalo.

No segundo tempo a toada não se alterou, com o Estoril a apresentar-se sempre mais forte que o Casa Pia e a marcar por duas vezes, chegando ao 3-0 aos 69 através de tabela na área entre João Marques e Rodrigo Gomes, que juntou um golo às assistências para os dois golos e, já perto do final, Cassiano sentenciou o 4-0 final com uma recarga a um livre de Holsgrove negado pelo travessão. Goleada justa...e o Estoril parece relançado na Liga.

Final do jogo: Estoril de goleada

Aos dois golos que já havia marcado na primeira parte, o Estoril juntou mais dois na segunda através de Rodrigo Gomes (MVP da partida) e Cassiano, a instantes do final. 4-0 que correspondem a uma prestação altamente inspirada dos canarinhos em contraste com uma noite negra do Casa Pia, a quem nada saiu bem e que já conheceu, certamente, melhores dias.

90+5': Golo do Estoril! Livre direto em zona frontal batido por Holsgrove (lembram-se do Dragão?) ao travessão para, na recarga, Cassiano apenas necessitar de encostar para o 4-0.

90+3': Cartão amarelo para Fernando Andrade (Casa Pia).

Tempo adicional: 5 minutos.

90': Substituição no Estoril, com a entrada de Koba Koindredi pela saída de Rafik Guitane.

88': Com tudo para consumar a goleada, Cassiano falhou o desvio depois de excelente passe pela esquerda lhe ter deixado o golo à mercê.

82': Cartão amarelo para Felippe Cardoso (Casa Pia).

Assistência: 2.896 espectadores.

80': Substituição no Casa Pia, com a entrada de Samuel Justo pela saída de Yuki Soma.

80': Substituição no Estoril, com a entrada de Wagner Pina pela saída de Rodrigo Gomes.

78': Fábio Melo novamente chamado pelo VAR para rever um lance de possível expulsão de Ricardo Batista numa intervenção faltosa sobre Cassiano. O guarda-redes parecia ter o destino traçado...mas foi salvo pela posição de fora-de-jogo do avançado estorilista, instantes antes.

73': Cartão amarelo para Rodrigo Gomes (Estoril).

71': Dupla substituição no Casa Pia, com as entradas de Tiago Dias e Felippe Cardoso pelas saídas de Leonardo Lelo e Pablo Roberto.

70': Dupla substituição no Estoril, com as entradas de Heriberto Tavares e Cassiano pelas saídas de João Marques e Alejandro Marqués.

69': Golo do Estoril! Depois de assistir duas vezes, Rodrigo Gomes teve também a oportunidade de marcar e não vacilou, tabelando com mestria com João Marques na área casapiana e atirando cruzado e sem hipóteses para Ricardo Batista.

65': Cartão amarelo para Holsgrove (Estoril).

64': Substituição no Casa Pia, com a entrada de Fernando Andrade pela saída de Geraldes.

62': À imagem da primeira parte, os médios do Casa Pia protagonizam as situações de remate a partir do exterior. Neto saiu ao intervalo, mas Pablo Roberto deu seguimento a essa intenção com novo remate, mas fácil para o guardião Marcelo Carné.

55': O VAR chama o árbitro a rever lance de possível penálti de Volnei sobre Jajá: o central efetua um corte de risco, jogando a bola...mas também parecendo derrubar o adversário. Fábio Melo reviu o momento e manteve a decisão, mandando jogar.

50': Estoril volta a entrar confiante e Ricardo Batista voltou a ter de se aplicar, reagindo bem a remate de João Marques que ainda sofreu um desvio num defensor. No minuto anterior, Tiago Araújo também havia conseguido uma situação de remate.

46': Substituição no Casa Pia, com a entrada de Beni pela saída de Ângelo Neto.

Recomeça a partida!

Insatisfeito com a exibição e o resultado, Filipe Martins vai realizar uma alteração no Casa Pia após o descanso.

Intervalo: Estoril vence com justiça

A estrondosa entrada em campo do Estoril vale-lhe uma justa vantagem de dois golos: Alejandro Marqués abriu o marcador ainda dentro do primeiro minuto, Rafik Guitane deu-lhe seguimento com um golaço e, ainda antes, dispôs de um remate ao poste. Com pouco espaço para furar, o Casa Pia tem-se limitado a tentativas de meia e longa distância e Clayton conseguiu uma situação já perto do intervalo. Pouco para perigar a vantagem estorilista para já.

Tempo adicional: 2 minutos.

44': Neto volta a fazer uso dos pontapés de considerável distância e volta a atirar forte à baliza estorilista - Marcelo Carné resolveu a dois tempos.

41': Marqués já marcou, está confiante e aqui demonstrou-o bem: o camisola 9 espreitou um ligeiro adiamento do guardião Ricardo Batista e tentou de imediato um chapéu a longa distância, mas sem perigo para a baliza casapiana.

40': Desta feita o Casa Pia consegue criar perigo na área adversária: bom trabalho de Jajá a serpentear perante a defesa do Estoril e a cruzar rasteiro para remate à meia volta de Clayton que passou perto do poste esquerdo.

36': Cartão amarelo para Pablo Roberto (Casa Pia).

36': O Casa Pia apenas consegue atacar a baliza adversária a partir do exterior e desta feita foi Yuki Soma a tentar: Marcelo Carné defendeu para a frente e a defensiva afastou de imediato.

32': Cartão amarelo para Ângelo Neto (Casa Pia).

30': O Casa Pia há muito não visava a baliza estorilista e Neto tentou a sorte, mas o seu remate, de pé esquerdo e em zona frontal no exterior da área, saiu torto e pouco perigoso.

25': Golo do Estoril! Que momento de inspiração de Rafik Guitane: o francês recebeu o passe de Rodrigo Gomes pela direita e invadiu a área driblando adversários, atirando rasteiro e de ângulo reduzido para um golo de belo efeito e o segundo da equipa da casa.

20': O Estoril volta a explorar a velocidade pelas laterais e quase voltava a dar-se bem: Tiago Araújo soltou-se pela esquerda e cruzou atrasado, para zona frontal, e remate por alto de João Marques.

17': Pablo Roberto procurou o primeiro remate, mas a partir de posição ainda muito distante da baliza dos locais e passou ainda longe da baliza de Marcelo Carné.

16': O Casa Pia pede penálti, mas Fábio Melo - e o VAR, Luís Ferreira - não atendem ao pedido: Lelo cruzou na linha de fundo, pela esquerda, e Rodrigo Gomes cortou em carrinho e a bola parecia ter embatido no braço, mas a repetição esclarece que a bola bate nas costas do jogador estorilista.

14'. Cartão amarelo para João Marques (Estoril).

13': Estoril muito bem no jogo e valeu Ricardo Batista a evitar o segundo golo do emblema da Linha de Cascais: Holsgrove surgiu à entrada da área para um remate rasteiro, na ressaca de uma bola parada ofensiva, e o guardião casapiano defendeu com dificuldade.

5': Só o poste negou o 2-0 ao Estoril! Muito bom o trabalho de Alejandro Marqués na área, especialmente quando percebeu que não teria ângulo para visar a baliza casapiana. O venezuelano temporizou e solicitou o aparecimento de Rafik Guitane à entrada da área para este fuzilar, mas o remate embateu no poste direito.

1': Golo do Estoril! Que começo fantástico dos canarinhos! Bastaram 55 segundos de jogo para que Alejandro Marqués pudesse encontrar o caminho das redes numa entrada fulminante na pequena área, correspondendo a excelente trabalho de Rodrigo Gomes, que foi lançado em velocidade na direita, onde encontrou espaço para progredir e originar o primeiro golo da noite.

Começa a partida!

Já choveu no Estoril. Neste momento tal não acontece e o espetáculo pode agradecer por isso.

Os jogadores de ambas as equipas já se encontram perfilados e cumprimentam-se entre si.

As equipas já estão junto à saída do túnel, a instantes de surgir no relvado da Amoreira.

Suplentes do Estoril: Dani Figueira, Raúl Parra, Alex Soares, Cassiano, João Carlos, Mor Ndiaye, Wagner Pina, Koba Koindredi e Heriberto Tavares.

Suplentes do Casa Pia: Lucas Paes, Duplexe Tchamba, Beni, Artur Serobyan, Fernando Andrade, Felippe Cardoso, Gaizka Larrazabal, Tiago Dias e Samuel Justo.

ESTORIL: Marcelo Carné, Volnei, Pedro Álvaro e Bernardo Vital (c); Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Holsgrove e Tiago Araújo; João Marques, Rafik Guitane e Alejandro Marqués.

CASA PIA: Ricardo Batista, João Nunes, Fernando Varela (c) e Zolotic; Geraldes, Ângelo Neto, Pablo Roberto e Leonardo Lelo; Jajá, Yuki Soma e Clayton.

Já há equipas oficiais!

O Estoril mantém os três elementos que tem tido no departamento médico e afastados de competição: os defesas centrais Eliaquim Mangala e Erick Cabaco e o ala esquerdo Harouna Sy.

O jogo é apitado por Fábio Melo, assistido por Sérgio Jesus e Nuno Manso. Márcio Torres é o quarto árbitro, Luís Ferreira e Pedro Martins são VAR e AVAR, respetivamente.

Há precisamente uma semana, o Estoril surpreendeu o FC Porto - e todo o mapa desportivo português - com uma vitória em pleno Estádio do Dragão (1-0) que lhe permitiu deixar o último lugar da Liga. Hoje, os canarinhos procuram garantir a segunda vitória consecutiva, o que lhe permitiria alcançar, num 12.º lugar partilhado, o Gil Vicente e...o seu adversário desta noite, o Casa Pia.

Por seu turno, o Casa Pia pretende dar esta noite por terminada uma sequência de jogos sem vencer que já ascende a três jogos consecutivos: se os empates na Luz e na Pedreira frente a Benfica (pela Liga) e Sporting de Braga (pela Taça da Liga) serão considerados resultados positivos para os gansos, a derrota caseira ante o Vizela, no passado domingo, causará preocupação e a necessidade de voltar às vitórias, sob pena de ficar mais próximo dos lugares de despromoção.

Caso triunfe, o Casa Pia pode subir provisoriamente para o meio da tabela - o nono lugar - de forma provisória e partilhada com o Farense; em sentido oposto, uma derrota levará o emblema de Pina Manique a ser alcançado pelo Estoril e ao mesmo tempo a ficar à mercê de eventuais triunfos de Vizela e Rio Ave, que poderiam operar uma ultrapassagem na classificação, e também do Desportivo de Chaves, que ocupa a penúltima posição mas apenas a três pontos de distância.

Siga o jogo aqui.