Eriksen deixa conselho a capitão do Luton que sofreu paragem cardíaca
Tom Lockyer (IMAGO / PRiME Media Images)

Eriksen deixa conselho a capitão do Luton que sofreu paragem cardíaca

INTERNACIONAL19.12.202313:32

Médio dinamarquês joga com desfibrilhador

O dinamarquês Christian Eriksen comentou o recente incidente com o capitão do Luton Town, Tom Lockyer, que teve um colapso cardíaco em campo durante o jogo com o Bournemouth, episódio não inédito depois de o mesmo ter acontecido no final do Championship em junho, frente ao Coventry.

Recorde-se que o mesmo aconteceu ao dinamarquês em 2021, no encontro para o Euro-2020, frente à Finlândia, e passou a jogar com um desfibrilhador interno. 

Lockyer caiu no terreno aos 59 minutos do jogo com o Bournemouth, tendo sido assistido no relvado durante 10 minutos. Saiu para o hospital já consciente. Dado ter sido este o segundo incidente, Lockyer, 29 anos, enfrenta a provável decisão de ter de abandonar o futebol, algo com que Eriksen se identifica, apesar de ter recuperado, voltado a jogar no Brentford e hoje ser uma peça influente no Manchester United.

«Mais do que tudo espero que esteja bem, faço figas. Vi o que aconteceu, espero que ele tome para si todo o tempo necessário. O conselho que posso dar é que tome a melhor decisão possível. De acordo com o que os médicos digam, há que respeitar. Em resumo, tudo depende de como se sente e do que os médicos digam», resumiu ao site Betfred.

Christian Eriksen (IMAGO)

Lockyer foi autorizado a jogar em junho, mas a colocação do desfibrilhador interno poderá agora ser uma opção, caso se decida que poderá continuar a jogar. Ao Daily Mail, fonte próxima do jogador disse que os próximos passos ainda estão a ser estudados: «Os fisioterapeutas, os médicos, os especialistas que o observaram em junho deram o ‘ok’ para jogar. Agora vamos um teste de cada vez.» Aí, foi-lhe detetada uma irregularidade nos batimentos cardíacos.

De acordo com as regras da Premier League, todos os jogadores deve realizar exames cardíacos anualmente. Não se sabe se Lockyer fez exames mais extensos desde junho. O Luton não voltou a atualizar o estado de saúde do jogador.