Treinador somou a quinta derrota no Man. United

E agora? Amorim já tem mais derrotas do que Ten Hag no Manchester United

Treinador português em difícil processo de adaptação em Inglaterra

Que margem terá Ruben Amorim ao serviço do Manchester United? Depois da derrota da passada quinta-feira em Wolverhampton, o treinador português já acumulou cinco derrotas desde que chegou, a meio de novembro, o que, analisando a época do clube, já são mais do que as do antecessor, Erik ten Hag.

Amorim estreou-se a 24 de novembro com um empate frente ao Ipswich (1-1), venceu depois o Bodo/Glimt para a Liga Europa (e depois também o Plzen), mas os jogos seguintes de Premier foram quase todos pesadelo – com exceção da reviravolta frente ao rival Manchester City (2-1), também ele mergulhado na sua própria crise, Amorim acumulou derrotas com Arsenal (0-2), Nottingham Forest (2-3), Bournemouth (0-3) e Wolves (0-2). Pelo meio foi eliminado da Taça da Liga pelo Tottenham por 3-4.

Chegado à quinta derrota, Amorim já está a ter maior tolerância do que o neerlandês, que também já levava «bagagem» da temporada anterior. Ten Hag saiu no final de outubro, tendo a gota de água sido uma derrota por 0-2 com o West Ham. Antes tinha perdido nas jornadas 2 (Brighton, 1-2), 4 (Liverpool 0-3) e 6 (Tottenham, 0-3). Sucederam-se pelo meio empates com o Twente e o FC Porto para a Liga Europa.

Tem Hag saiu com o clube em 13.º da tabela, agora é 14.º. As derrotas de Ruben Amorim em 11 jogos, em todas as provas, desde que tomou conta da equipa, só têm um rival: apenas o Southampton, lanterna vermelha da Premier League, tem pior registo no mesmo comparativo temporal.

Entre um treinador e outro, há algo a destacar: o tempo de Ruud van Nistelrooy como interino acabou por ser o melhor: nos quatro jogos em que comandou o Man. United, Van Nistelrooy somou vitórias contra Leicester (5-2, para a Taça da Liga), PAOK (2-0, para a Liga Europa) e Leicester (3-0) e um empate com o Chelsea (1-1).