Depois do Leicester, Claudio Ranieri faz milagres na Roma

INTERNACIONAL04.03.202507:15

Nenhuma equipa está em melhor forma do que os italianos, que já ultrapassaram o Milan de Sérgio Conceição

Claudio Ranieri estava reformado em novembro, quando o seu amor lhe fez uma chamada – a Roma, que estava no 12.º lugar da Serie A, com 13 pontos após 12 jornadas. As apostas nos técnicos De Rossi (que rendera José Mourinho) e Ivan Juric não renderam e a equipa desesperava por algum rumo para evitar uma campanha desastrosa na história do clube. 

O que o treinador de 73 anos fez desde então não só revitalizou a equipa, como agora, em 2025, a coloca entre os clubes em melhor forma nas cinco principais ligas europeias.  

Ao nível de Bayern, Barcelona e PSG 

A LaLiga é o campeonato com menos jornadas realizadas este ano – sete (sendo que o último jogo desta jornada, o Villarreal-Espanhol, foi adiado). Assim, olhando para as últimas sete jornadas de cada uma das Big Five, ninguém ganhou mais pontos do que os giallorossi – cerca de 19, fruto de seis vitórias e um empate. Aliás, só o Nápoles conseguiu travar a equipa nesta série.

Claudio Ranieri segura o prémio de melhor treinador da Serie A em fevereiro de 2025
Claudio Ranieri com o prémio de melhor treinador da Serie A em fevereiro de 2025 (IMAGO)

A Roma está assim ao nível de três outros clubes que lideram os respetivos campeonatos e que também ganharam 19 pontos nas últimas sete jornadas.

O PSG, de Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, está a dominar a Ligue 1 e, nesta fase, só o Reims (1-1) conseguiu tirar pontos aos parisienses.

Na Bundesliga, o Bayern foi travado pelo Bayer Leverkusen (0-0), num jogo em que a equipa de Raphael Guerreiro e de João Palhinha até podia ter perdido e quase não rematou.

Por fim, o Barcelona, que antes de enfrentar o Benfica na UEFA Champions League, recuperou a liderança na LaLiga graças a seis vitórias consecutivas no campeonato, após um empate (1-1) com o Getafe.

Depois de operar um verdadeiro milagre com o Leicester na Premier League em 2015/16, Ranieri volta a colocar uma equipa entre as melhores da Europa, ainda que, obviamente, sem o impacto que a conquista pelos foxes teve.

Ainda assim, pegou num plantel que mal sabia ganhar no campeonato (tinha três vitórias em 12 jogos) e ao tirar o máximo partido da magia de Paulo Dybala e de jogadores como Alexis Saelemaekers, Angeliño ou Artem Dovbyk, encaminhou-o num caminho vitorioso que não dá sinais de abrandar.

Devido ao mau arranque da época, a Roma ainda está no 8.º lugar do campeonato, mas já ultrapassou o Milan e, a continuar assim, ainda irá a tempo de lutar pelo acesso às competições europeias.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer