)
Champions: Fenerbahçe de José Mourinho pode estar no caminho do Benfica
Realiza-se, esta segunda-feira às 11h, o sorteio da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, já com a presença do Benfica, que entra nesta fase da competição depois de se ter sagrado vice-campeão, atrás do Sporting, e de Portugal perder as três vagas que tinha ao cair do sexto para o sétimo lugar do ranking de clubes da UEFA.
No caminho dos encarnados pode estar o Fenerbahçe, de José Mourinho — sem dúvida adversário a evitar —, os franceses do Nice — outra equipa forte — ou os vencedores dos jogos Viktoria Plzen-Servette e Brann-Salzburgo. Os turcos até já são um dos adversários dos portugueses na pré-temporada, jogo da Eusébio Cup, este sábado, no Estádio da Luz.
O Benfica é o clube com melhor ranking dos que entram na terceira-pré-eliminatória (ocupa a 11.ª posição, com 77750 pontos), dividindo o estatuto de cabeça de série com Feyenoord (18.º), Club Brugge (23.º), Rangers (30.º) e Panathinaikos, de Rui Vitória (ocuparia o lugar dos escoceses).
É preciso esclarecer que, apesar do sorteio se realizar esta segunda-feira, há muito para decidir depois disso, já que na segunda pré-eliminatória os jogos da primeira mão se realizam terça e quarta-feira e os da segunda mão nos dias 29 e 30 de julho.
Mas, afinal, qual a lógica que vai conduzir o Benfica a ter estes como possíveis adversários? É que na segunda pré-eliminatória, que se começa a jogar, esta terça-feira, há dois caminhos: o dos campeões, de onde sairão os 12 vencedores da segunda pré-eliminatória; e o das Ligas, que terá os três vencedores desta ronda - Brann (Noruega)-Salzburgo (Áustria), Viktoria Plzen (Chéquia)-Servette (Suíça), Rangers (Escócia)-Panathinaikos (Grécia) -, mais cinco com acesso direto à próxima fase: o Fenerbahçe de José Mourinho, Club Brugge (Bélgica), Feyenoord (Países Baixos), Nice (França) e, naturalmente, o Benfica.
De todas estas equipas, o Benfica sabe que não irá defrontar os que partem com melhor ranking e todos os outros se podem cruzar com a equipa portuguesa no play-off.
Refira-se que os jogos da terceira pré-eliminatória estão marcados para 5 e 6 de agosto (primeira mão) e 12 de agosto (segunda). O play-off disputa-se a 19 e 20 de agosto (primeira mão) e 26 e 27.
Boas memórias de 2022/23
A última vez que o Benfica teve de passar pelas eliminatórias da UEFA Champions League aconteceu em 2022/23, com Roger Schmidt como treinador, e nessa temporada o objetivo de chegar à fase de grupos foi cumprido, com os encarnados a afastarem o Midtjylland (Dinamarca) e depois os ucranianos do Dínamo Kiev.
Foi o início de uma campanha muito bem conseguida, já que, no Grupo H, as águias terminaram na primeira posição, à frente do PSG, Juventus e Maccabi Haifa. Nos oitavos de final afastaram precisamente os belgas do Club Brugge e nos quartos de final a queda frente ao Inter, que chegou à final e perdeu com o Manchester City, por 0-1.