Casa Pia: João Nunes repete titularidade no eixo e tenta agarrar o lugar
João Nunes, do Casa Pia, controla a posse de bola em jogo pela Taça de Portugal. Foto: AFLOsport/Imago.

Casa Pia: João Nunes repete titularidade no eixo e tenta agarrar o lugar

NACIONAL17.04.202412:12

Defensor voltou a merecer a confiança de Gonçalo Santos na deslocação em Portimão; receção ao FC Porto pode motivar regresso do trio mais rotinado e voltar a relegá-lo ao banco

Decorreu mais uma jornada e o Casa Pia voltou a pontuar, garantindo uma igualdade em Portimão que poderá vir a ser importante nas suas contas. Relativamente à ronda anterior, a grande diferença esteve no rendimento defensivo. A capacidade demonstrada pela linha defensiva na partida disputada há uma semana, frente ao Estoril, formada por Fernando Varela, Nermin Zolotic e João Nunes, levou a que Gonçalo Santos optasse pela continuidade deste último.

Assim, João Nunes repetiu a titularidade pela primeira vez com este técnico ao comando. O central de 28 anos terá convencido o seu treinador e ressurgiu na deslocação ao Algarve apesar de Duplexe Tchamba ter regressado às opções e ao onze titular depois de ter falhado a receção aos canarinhos por ter cumprido uma partida de suspensão. Mesmo com o camaronês de volta, Nunes manteve-se no onze e foi Fernando Varela, habitual capitão de equipa nas semanas antecedentes, o preterido.

Os efeitos não foram, desta feita, tão positivos quanto na semana anterior, mas João Nunes procurou cumprir o seu papel e realizou a sua 18.ª aparição na presente temporada, igualando a sua segunda melhor sequência de jogos como titular, dois, o que se explica pelo estatuto de alternativa que tem ostentado durante a época, à exceção dos meses de dezembro e janeiro, nos quais foi escolha inicial para o anterior técnico dos gansos, Pedro Moreira, em seis partidas, e a sequência de João Nunes terminou quando este foi rendido aos 35 minutos da derrocada da equipa em Alvalade, frente ao Sporting.

O emblema lisboeta sofreu golos ao fim de uma série de 188 minutos que inclui os jogos frente a Vizela e Estoril por inteiro (vitória por 4-0 e 0-0, respetivamente) e que separa os golos de André Luiz, do Estrela da Amadora, aos 90+1 do encontro referente à 25.ª jornada, e Tamble Monteiro, aos 8 minutos da partida disputada este domingo ante o Portimonense, pela 29.ª jornada. Apenas a terceira partida com golos sofridos desde que Gonçalo Santos assumiu o comando técnico.

Em função desta performance menos conseguida e o equilíbrio entre as quatro opções para o eixo da defesa, que passam a seis se forem incluídos os nomes de André Geraldes e Kevin Krygard, lateral direito e médio centro de origem, respetivamente, que podem ser utilizados na posição em caso de necessidade, existe uma grande possibilidade de os gansos voltarem a mexer na sua defesa e regressarem ao modelo habitual, que foi utilizado até à deslocação a Vizela.

Na altura, a expulsão de Tchamba desfez um trio juntamente com Zolotic e Fernando Varela que parecia já bem sedimentado e depois de duas jornadas consecutivas com João Nunes a intrometer-se na luta pelo lugar, a linha defensiva deverá regressar à sua versão mais entrosada, com o experientíssimo Varela a recuperar o lugar e a remeter Nunes para a posição de alternativa.

Destaques