Brasil despede-se das joias Roque, Beraldo e Moscardo
Vítor Roque está garantido no Barcelona (Foto: IMAGO/Action Plus)

Brasil despede-se das joias Roque, Beraldo e Moscardo

INTERNACIONAL28.12.202309:31

Além de Endrick, a caminho de Madrid, mais três promessas voam para a Europa. Barcelona leva o atacante. Paris Saint-Germain assina com o central e o médio

Os clubes e os adeptos do Brasil estão habituados a ver partir para a Europa os principais craques em idades cada vez mais tenras mas a semana do natal de 2023 fugiu do padrão: num raide inesperado, o Paris Saint-Germain levou o central Beraldo, do São Paulo, e o médio Moscardo, do Corinthians. Eles juntam-se a Vítor Roque, ponta-de-lança do Athletico Paranaense que já era aguardado em Barcelona. Falta Endrick, prodígio do Palmeiras, cuja chegada ao Real Madrid está marcada apenas para julho. E ainda há Marcos Leonardo, do Santos, o próximo na lista de passageiros.

Lucas Beraldo, 20 anos, foi uma das revelações do São Paulo em 2023, ganhando com relativa facilidade uma vaga na defesa do clube vencedor da Copa do Brasil ao lado, sobretudo, do equatoriano Arboleda. Com apenas época e meia entre os profissionais do Tricolor, chega a Paris num negócio de 20 milhões de euros, sem bonificações nem metas contempladas, e contrato válido até 2028. Beraldo bateu o recorde brasileiro de vendas de centrais, superando Murillo, negociado do Corinthians para o Nottingham Forest no verão por 13,5 milhões.

À capital francesa chega também Gabriel Moscardo, 18 anos, por quem o Paris Saint-Germain investiu 20 milhões, mais dois em eventuais bónus, a caminho agora dos necessitados cofres do Timão. O clube alvinegro era dono de 80% do passe e o jogador de 20% mas este cedeu àquele 10% para facilitar o negócio imediato. Moscardo, médio incansável, fez 25 jogos e um golo no ano de estreia no plantel principal. Com Beraldo e Moscardo, entretanto, o PSG deve ter de vender, falando-se em Kurzawa e Ekitike como dispensáveis.

Os dois atletas juntam-se a Vítor Roque, que já deve treinar amanhã sob as ordens de Xavi, no Barcelona, num acordo recorde que pode chegar a 74 milhões, a maior venda da história do futebol brasileiro. Nesta época, o atacante de 18 anos fez 45 jogos e 21 golos em todas as competições pelo Athletico, mais seis golos pela seleção do Brasil sub-20 e um jogo, o primeiro da carreira, pela seleção principal do país. “Estou muito ansioso e muito feliz” disse Roque à saída. «Vai ajudar-nos muito, com golos e rapidez», respondeu Xavi.

Em julho é a vez de Endrick, ainda 17, chegar a Madrid para o Real, clube cuja academia já visitou e cujo grupo de trabalho já conheceu. «Eu sempre quis jogar no Real Madrid, sempre foi a minha prioridade e agora nesta viagem que fiz a Madrid deu para sentir um pouco mais de perto o que vou encontrar, o ambiente, os meus futuros companheiros, as instalações», disse a A BOLA. A pérola do Palmeiras pode custar 60 milhões aos merengues, dependendo da performance. 

Com Beraldo, Moscardo, Roque e Endrick de saída, o próximo nome na lista de passageiros do Brasil para a Europa, segundo a maioria dos observadores, é o de Marcos Leonardo, ponta-de-lança de 20 anos do Santos, clube despromovido à Série B. Roma, Arsenal, Newcastle e outra vez o Real Madrid estão entre os supostos interessados num atleta que marcou 26 golos em 55 jogos, somadas todas as provas disputadas pelo Peixe. Marcelo Teixeira, recém-eleito presidente, quer negociar mas por valores equivalentes às joias citadas acima.