Benfica resolve na segunda parte e apura-se para os 'oitavos' da Taça
A equipa do Benfica celebra um golo marcado ao Famalicão, pela Taça de Portugal. Foto: ASF.

Benfica resolve na segunda parte e apura-se para os 'oitavos' da Taça

NACIONAL25.11.202322:42

Águias marcaram por duas vezes na segunda parte, derrotaram o Famalicão e apuraram-se para os oitavos-de-final da Taça de Portugal

Foi na segunda parte que o Benfica desbloqueou o resultado e encaminhou o apuramento para os oitavos-de-final da Taça de Portugal – depois de ter desperdiçado algumas boas situações na primeira metade, a águia insistiu e prevaleceu com dois golos na etapa complementar, primeiro através de um autogolo de Riccieli aos 71 minutos e um remate cruzado de Rafa aos 77’ que sentenciaram o triunfo encarnado, por dois golos sem resposta.

A primeira parte foi interessante, com várias situações de golo de parte a parte…apesar de nenhuma ter conseguido marcar até intervalo. O Famalicão dispôs da primeira finalização por Francisco Moura, que irrompeu pela área benfiquista e viu os seus intentos travados por uma interceção de Morato, seguida de defesa de Trubin, e depois disso a maioria das tentativas, em especial na primeira meia hora, pertenceram ao Benfica.

A águia chegou com alguma frequência junto da baliza adversária – só Casper Tengstedt assumiu quatro dessas tentativas, mas Luiz Júnior opôs-se sempre com competência, nomeadamente aos 10’ a remate rasteiro de Fredrik Aursnes, aos 19’, perante remate à queima-roupa de Tengstedt, e uma grandíssima defesa a remate de primeira, em movimento acrobático â entrada da área de Di María. 

Porém, no outro lado o Famalicão procurava causar impacto sempre que tinha oportunidade e encontrou em Trubin uma barreira intransponível aos 13’ e 29’, em ambos os casos perante Puma Rodriguez, e aos 30’ perante Mirko Topic na pequena área. Com os dois guardiões em plano de evidência, a partida seguiu para intervalo sem golos apesar de as duas equipas terem criado ocasiões suficientes para finalizar com êxito.

A segunda parte parecia menos profícua e jogada a um ritmo mais moderado que na primeira, mas o Benfica não desistiu de chegar ao golo e fê-lo até com alguma fortuna: Tengstedt cruzou pela direita e a bola sofreu um primeiro desvio em Francisco Moura antes de Riccieli, em desespero e na tentativa de afastar para canto, desviou para a própria baliza aos 71 minutos.

A vantagem encarnada estava encontrada e o desbloqueio do encontro também: apenas três minutos após o golo, Otávio levou longe demais uma disputa com Tengstedt e derrubou o nórdico com agressividade, recebendo ordem de expulsão. Tudo parecia desabar para o Famalicão e não foi preciso aguardar muito mais tempo – novamente três minutos – para que o Benfica apontasse o golo da tranquilidade, por Rafa, assistido por João Mário após uma recuperação de bola a meio-campo.

Uma vitória justa e incontestável por parte das águias, que confirmaram a qualificação para os oitavos da Taça apenas quatro dias antes de novo duelo europeu, igualmente disputado no Estádio da Luz, com o Inter de Milão pela 5.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões.

Termina o jogo! O Benfica derrotou o Famalicão e está qualificado para os oitavos-de-final da taça de Portugal.

Tempo adicional: 3 minutos.

88': Substituição no Benfica, com a entrada de Tomás Araújo pela saída de Morato.

84': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Chiquinho e Tiago Gouveia pelas saídas de João Neves e João Mário.

Assistência: 52.609 espectadores.

79': Dupla substituição no Benfica, com as entradas de Orkun Kokçu e Petar Musa pelas saídas de Florentino Luís e Casper Tengstedt.

79': Substituição no Famalicão, com a entrada de Justin de Haas pela saída de Nathan Santos.

77': Golo do Benfica! Recuperação no meio-campo por parte dos encarnados, com João Mário a liderar a transição e a servir Rafa, que efetuou movimento de fora para dentro e rematou cruzado para o 2-0. O jogo parece ter-se encaminhado para os encarnados numa questão de minutos.

74': Cartão vermelho direto para Otávio Ataíde (Famalicão).

72': Dupla substituição no Famalicão, com as entradas de Oscar Aranda e Otsu Liimata pelas saídas de Gustavo Sá e Puma Rodríguez.

71': Golo do Benfica! Às três tabelas, mas também conta: Casper Tengstedt derivou pela direita e cruzou com desvio em Francisco Moura e na tentativa de aliviar, Riccieli lança-se em carrinho a desviar, inadvertidamente, para a própria baliza.

70': Já se escuta alguma intranquilidade nas bancadas e o Famalicão tirou algum proveito por Jhonder Cádiz, que tentou a partir de fora da área, com o seu remate a ser bloqueado em Otamendi e a originar canto, porém sem perigo.

66': Novamente Di María em evidência, desta feita a cruzar para a área, onde Tensgtedt voltou a rematar, mas enrolado e bola foi para fora.

65': Di María volta a aparecer a tentar agitar com nova tentativa a partir do exterior, tendo atirado por cima.

59': Rafa encontrava-se em excelente posição para atirar certeiro, mas não apanhou devidamente a bola - rematou com a perna direita - e atirou ao lado.

58': Dupla substituição no Famalicão, com as entradas de Alex Dobre e Jhonder Cádiz pelas saídas de Théo Fonseca e Henrique Araújo (muito aplaudido pelo público benfiquista).

54': O Famalicão também visa a baliza benfiquista, mas sem qualquer perigo: Mirko Topic aproveitou a ressaca a um corte de Otamendi para a entrada da área para rematar, mas fê-lo de forma desenquadrada.

46': A primeira finalização da segunda parte é trabalhada por campeões do Mundo - Di María bateu livre lateral para a área, onde surgiu Nicolás Otamendi a cabecear, mas não desviou a bola da melhor forma e esta saiu, controlada por Luiz Júnior.

Inicia-se a segunda parte no Estádio da Luz.

Não se registam alterações ao intervalo.

Intervalo na Luz. O resultado continua empatado a zero.

Dois minutos de compensação.

42': Cartão amarelo para Youssouf Zaydou (Famalicão).

40': Tengstedt arma o cabeceamento, mas atira contra o corpo de Nathan, permitindo o...10.º canto a favor do Benfica.

30': Logo no pontapé de canto que se seguiu, o guardião ucraniano voltou a ser fundamental para manter a baliza encarnada a salvo. Um ressalto permitiu que a bola chegasse a Mirko Topic na pequena área, mas Trubin bloqueou bem o seu remate.

29': Aproveita o Famalicão para responder! João Mário revelou-se macio a atacar a bola e deixou-se antecipar por Puma Rodríguez, que acelerou pelo meio-campo benfiquista e atirou com perigo, ainda de fora da área, para grande defesa de Trubin para canto.

26': O Benfica carrega sobre o último reduto adversário e volta a estar muito próximo de marcar: desta feita é Di María quem surge à entrada da área para um remate bem direcionado, ao qual volta a opor-se Luiz Júnior, defendendo para novo canto.

23': Duas situações praticamente consecutivas para o Benfica. Primeiro, Casper Tengstedt volta a ter o golo muito próximo após cruzamento de Rafa. No entanto, o seu remate sofre um desvio em Otávio e afastou-se da baliza famalicense. No canto que se seguiu, António Silva aproveitou algum espaço na área para rematar, mas por cima.

19': Novamente Tengstedt! O nórdico não perdeu tempo em atirar quando a bola chegou ao seu alcance, mas Luiz Júnior opôs-se com grande defesa para canto.

17': Tengstedt causou frisson nas bancadas! O atacante benfiquista surgiu bem nas costas da defesa famalicense e até conseguiu contornar o guarda-redes Luiz Júnior, mas Riccieli apareceu a evitar que a bola chegasse à sua baliza e a afastar.

13': O perigo chega à baliza contrária! Puma Rodríguez encontrou espaço para o remate, atirando para boa defesa de Anatolii Trubin. Apesar de terem menos bola, os minhotos continuam a espreita...

11': Depois de procurar assistir, Di María também tenta finalizar - o argentino rematou cruzado, mas por cima.

10': O Benfica aproxima-se do golo! Jogada bem trabalhada pela esquerda, a partir de onde João Mário cruzou rasteiro, com a bola a atravessar a área sem sofrer desvios até ao aparecimento de Aursnes, que atirou para defesa apertada de Luiz Júnior para canto.

9': Bola parada para o Benfica, que resultou em finalização, embora por alto: António Silva saltou mais alto que a defesa adversária, correspondendo a livre lateral batido por Di María pela direita.

7': Novamente o Famalicão a visar a baliza benfiquista, desta feita por Gustavo Sá num livre batido de forma rasteira. O remate passou ao lado e a trajetória foi controlada por Trubin.

4': Famalicão responde com perigo e com verdadeira cavalgada de Francisco Moura pela esquerda: rápido e potente, o lateral esquerdo famalicense conseguiu penetrar na área e rematar para interceção de Morato, seguida por intervenção de Trubin.

3': Benfica entra a assumir a iniciativa e já dispôs de um canto - Luiz Júnior, atento, sacudiu o perigo.

Começa o jogo!

As duas equipas já aquecem no relvado do Estádio da Luz.

Repete-se a aposta de Roger Schmidt em Morato para a função de lateral esquerdo. Uma adaptação que se revelou feliz e o brasileiro até assumiu papel de vital importância no triunfo sobre o rival Sporting ao ter servido João Neves com a cabeça num esquema tático bem trabalhado que valeu, na altura, a igualdade no encontro.

Já é conhecido o onze do Benfica e Casper Tengstedt é a grande novidade no alinhamento de Roger Schmidt - o dinamarquês ganhou crédito com o decisivo golo marcado ao Sporting, há duas semanas, e com isso conquistou uma oportunidade na equipa inicial para defrontar o Famalicão, esta noite.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, João Victor, Tomás Araújo, David Jurásek, Chiquinho, Orkun Kökcü, Tiago Gouveia, Arthur Cabral e Petar Musa.

BENFICA: Trubin; Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi (c) e Morato; Florentino Luís e João Neves; Ángel Di María, Rafa Silva e João Mário; Casper Tengstedt.

Suplentes do Famalicão: Ivan Zlobin, Oscar Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Otso Limatta, Alex Dobre, Jhonder Cádiz, Martin Aguirregarribia e Pablo Felipe.

FAMALICÃO: Luiz Júnior, Nathan Santos, Otávio Ataíde, Riccieli Júnior (c) e Francisco Moura; Mirko Topic, Youssouf Zaydou e Gustavo Sá; Puma Rodríguez, Théo Fonseca e Henrique Araújo.

Já há onzes oficiais!

Boa noite. Seguiremos a par e passo o Benfica - Famalicão, cujo vencedor assegurará um lugar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Siga o jogo aqui.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer