Alemães estupefactos com os números que o clube da Luz atinge
Benfica e Bayern estão há muito envolvidos num duelo de popularidade. São os dois clubes com mais sócios em todo o mundo. Os alemães estavam na frente, mas neste início de 2025 fizeram-se contas e na Alemanha assinala-se com estupefação que o recorde mundial de sócios tem um novo dono.
Análise liderada e apresentada pelo investigador João Duarte, a pedido de um grupo de sócios das águias, entre os quais Marco Galinha, para melhor entender a situaçao financeira do clube
Uma reportagem alargada da publicação germânica Fussball.news, assinada pelo jornalista Daniel Michel, lembra que o Bayern, na sua página oficial, afirma com orgulho e categoricamente: «Com 382.000 sócios, é o clube desportivo com o maior número de sócios do mundo.»
Mais de 44 mil renovações; cerca de 800 lugares disponíveis para lista de espera de 17 mil
«Esta semana ficou a saber-se que o Benfica derrubou o Bayern do seu trono. Os portugueses têm 392.202 membros e estão atualmente a ganhar cerca de 3.000 seguidores por mês», refere a publicação, que procurou inclusivamente saber a origem de tamanha adesão de associados do clube da Luz.
Filiado no clube desde 1938; amigos prepararam uma grande festa, mas com a mágoa de não poder contar com nenhum representante do clube
No caso do Bayern, o enorme aumento do número de sócios é atribuído pelos observadores ao facto de só os associados poderem obter bilhetes para o Allianz Arena, que está quase sempre esgotado. E com a final da Liga dos Campeões de 2025 a ter lugar em Munique, pode ter havido recentemente um impulso extra para o FC Bayern.
Bávaros, presentes no Allianz Arena, deixaram uma mensagem ao presidente dos parisienses, durante o encontro para a Liga dos Campeões
A mesma razão é apresentada para os encarnados de Lisboa. O facto de o Estádio da Luz estar quase sempre esgotado e de os sócios terem muito maior acesso às bancadas do que adeptos sem esse vínculo, referindo-se uma lista de espera de aproximadamente 17 mil pessoas para adquirir o Red Pass, que significa bilhete para toda a época.
O argentino, histórico do Inter e atual vice-presidente dos italianos participou de almoço entre as Direções dos dois clubes
A popularidade do Benfica, não apenas em Portugal, como também noutros continentes e países, como África ou América do Norte, ajuda ainda a explicar os números incríveis recentemente atingidos, sendo referido, naturalmente, o peso nos números de milhares e milhares de emigrantes portugueses espalhados por todo o mundo.