Pavlidis com grande arrancada para o golo do empate no dérbi
Benfica e Sporting vão defrontar-se na Supertaça, possivelmente a 1 de agosto

Benfica arranca a época com a Supertaça

Pré-eliminatórias da Champions condicionam, mas o pior mesmo será o Mundial de Clubes

A obrigação de jogar a terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League (e o play-off, se conseguir lá chegar) coloca pressão sobre o Benfica numa fase inicial da época, mas na verdade não altera o planeamento de forma substancial. Porque o primeiro jogo da temporada, para as águias, não será o das provas europeias, mas sim a Supertaça Cândido de Oliveira.

Na Champions, o Benfica entrará em campo a 5 ou 6 de agosto. Já a Supertaça, na qual as águias vão defrontar o Sporting, independentemente do resultado da final da Taça de Portugal no próximo domingo, foi marcada para o fim de semana anterior.

No calendário de competições divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol são apresentadas quatro datas possíveis para a Supertaça: de 31 de julho, quinta-feira, a 3 de agosto, domingo. E ressalva-se que a data final fica sujeita à participação de um dos finalistas nas pré-eliminatórias das competições europeias, como é o caso do Benfica. Assim, é expectável que o jogo possa disputar-se logo no dia 31 ou a 1 de agosto, sexta-feira – a data final, e o local, que também ainda não é conhecido, devem ser definidos nos próximos dias.

Depois, a 5 ou 6 de agosto, o Benfica entra então em prova na Champions. E logo a seguir arranca o campeonato 2025/2026 – a Liga ainda não oficializou datas, mas está previsto que a primeira jornada decorra no fim de semana de 9 e 10 de agosto.

Pressão financeira

Ou seja, o insucesso no acesso direto à fase de liga da Champions não muda propriamente as datas com que o Benfica terá de fazer o seu planeamento. Quanto muito, a importância desses jogos, atendendo ao peso que a prova milionária tem nas finanças, poderá exigir um início de época a procurar um pico de forma. Na temporada que ainda decorre, as águias encaixaram (números não oficiais) mais de 71 milhões de euros com a participação na UEFA Champions League; como referência, o FC Porto, na UEFA Europa League, competição para a qual o Benfica cairá se for eliminado numa das duas pré-eliminatórias da Champions, ficou-se pelos 16,5 milhões.

Mas mesmo o desejo de ter um arranque de época mais forte, para não falhar a Champions, fica condicionado à participação no Mundial de Clubes. Por norma, os clubes portugueses iniciam os trabalhos na primeira ou segunda semana de julho, eventualmente com alguns jogadores, que participam em provas de seleções, a terem direito a dias adicionais de férias. Mas o Benfica estará nos Estados Unidos pelo menos até 24 de junho, data da última jornada da fase de grupos da prova da FIFA. Se avançar para os oitavos de final, jogará a 28 ou 29. Os quartos de final são a 4 e 5 de julho, as meias a 8 e 9 e a final a 13, dia em que normalmente a equipa já estaria na pré-época. Pelo meio, os jogadores têm de ter férias, pelo que o Benfica arrisca começar 2025/2026 com apenas duas semanas de trabalho.

Sugestão de vídeo