Arábia Saudita: Nove portugueses na luta pelas ‘meias’ da Taça
Fotos Imago

ANTEVISÃO Arábia Saudita: Nove portugueses na luta pelas ‘meias’ da Taça

INTERNACIONAL11.12.202308:00

Realizam-se esta segunda-feira três jogos dos quartos de final da King’s Cup. O Al Hilal de JJ é detentor do troféu e enfrenta o Al Taawon; o Al Nassr de CR7 visita o Al Shabab; e o Al Khaleej de Pedro Emanuel vai ao terreno do Abha Club

Tarde de Taça do Rei na Arábia Saudita, a King’s Cup, com muitos portugueses envolvidos nos quartos de final da competição: entre treinadores estarão em ação Jorge Jesus, Luís Castro e Pedro Emanuel; quanto a jogadores vão a jogo Rúben Neves, Cristiano Ronaldo, Otávio, Fábio Martins, Ivo Rodrigues e Pedro Rebocho. 

Al Hilal-Al Taawon

O Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, é o detentor do troféu e já apontou como objetivo importante da época a reconquista do mesmo. Para isso, terá de ultrapassar esta segunda-feira, a partir das 14.45 horas, o Al Taawon que, sob o comando do brasileiro Péricles Chamusca e longe dos investimentos multimilionários de alguns dos rivais – investiu apenas 6 milhões de euros em contratações –, é a equipa-surpresa da temporada, ocupando o quarto lugar, com 31 pontos, dez abaixo do líder, precisamente o adversário desta tarde.

Apesar de viver bom momento e de acreditar que é possível ultrapassar o Al Hilal, o conjunto visitante tem missão espinhosa pela frente: é que o conjunto orientado por Jorge Jesus está numa impressionante série de 24 jogos sem perder, sequência na qual soma 21 vitórias (16 nos últimos 16 desafios!) e somente três empates; fantástico é também o registo de golos na época, com 79 marcados em 30 partidas e apenas 19 sofridos.

Já o Al Taawon, sem nomes sonantes no plantel, está a protagonizar uma época de conto de fadas, tendo perdido só dois dos últimos 12 jogos, um deles precisamente diante do Al Hilal (0-2), para a liga saudita, a 10 de novembro passado.

Al Shabab-Al Nassr

Depois de na última época ter caído nas meias-finais da Taça do Rei da Arábia, o Al Nassr procura este ano chegar mais longe na competição, tendo, para já, de ultrapassar o Al Shabab, atual 11.º classificado da liga saudita e que para atingir esta fase da King’s Cup precisou de dois prolongamentos, um nos oitavos, outro nos 1/16 avos de final.

A equipa de Cristiano Ronaldo, Otávio e do treinador Luís Castro sofreu um abalo na impressionante série que vinha a protagonizar quando a 1 de dezembro saiu derrotada do dérbi do ano com o Al Hilal (0-3), resultado que a deixou a sete pontos da liderança.

Entretanto, já refeito do desaire, o Al Nassr voltou aos triunfos na passada sexta-feira, vencendo por 4-1 o Al Riyadh, com golos de CR7, Otávio (assistido por Ronaldo) e Talisca (bisou). É, naturalmente, favorito para o duelo desta segunda-feira.

Abha Club-Al Khaleej

O primeiro jogo do dia, com início marcado para as 12.30 horas, porá frente a frente o Abha Club, penúltimo classificado da liga saudita, na qual soma 11 derrotas em 16 jogos (18-40 em golos), e o Al Khaleej, treinado pelo português Pedro Emanuel e que conta no plantel com o trio lusitano composto por Fábio Martins, Ivo Rodrigues e Pedro Rebocho.

As duas equipas, coincidentemente, defrontaram-se esta sexta-feira para o campeonato, num duelo que terminou com vitória do Al Khaleej por 3-1, resultado que ajudou a equipa de Pedro Emanuel a subir ao 13.º lugar, com 16 pontos, a somente três de distância do 10.º. 

Foto Al Khaleej

A má notícia é que Fábio Martins, que marcou um dos golos do triunfo, foi expulso e não poderá auxiliar o conjunto da cidade de Saihat na missão de se qualificar para as meias-finais da Taça do Rei da Arábia Saudita.

Este poderá ser um jogo bastante equilibrado e de resultado muito incerto.