Álvaro Pacheco: «Jota Silva? Não tenho dúvidas que vai voltar ainda mais forte»
Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães (FOTO: Vitória SC)

Álvaro Pacheco: «Jota Silva? Não tenho dúvidas que vai voltar ainda mais forte»

NACIONAL29.03.202412:13

Treinador do Vitória de Guimarães acredita que a experiência na Seleção Nacional foi benéfica para o extremo; espera um Moreirense muito competente e que vai causar dificuldades.

O que espera deste Moreirense que vem logo atrás do Vitória na classificação?

- Mais um jogo difícil como tem sido em todo o campeonato. Duas boas equipas que, neste momento, estão a lutar pelos mesmos objetivos. O Moreirense tem sido uma das equipas que tem surpreendido ao longo do campeonato. Temos de ser Vitória, ser rigorosos e não cair nas armadilhas que nos possam criar.

O Moreirense é uma equipa de armadilhas?

- Tem um excelente treinador que tem um estilo de jogo muito próprio. Vão defrontar-se dois estilos diferentes: uma proativa e outra reativa. O Moreirense sabe aproveitar os erros que o adversário comete durante o jogo, aproveita bem os espaços concedidos e é extremamente eficaz. Por outro, quando necessário, também a capacidade de controlar o jogo, sai rápido para o ataque, é muito pragmática, mas também consegue ser associativa com os médios bem integrados no jogo. Vamos defrontar uma equipa muito competente.

Esta paragem foi benéfica para o Vitória, até porque vai ter um final de temporada preenchido?

- Gostava que não houvesse paragem, gosto de jogos, como a série que vamos ter agora, de domingo e quarta e assim sucessivamente. Mas, acabou por ser boa, para trabalharmos pormenores e também para desanuviar um bocado, principalmente no trabalho mental, para agora atacarmos estes dois meses que vão ser muito exigentes. Foi muito produtiva.

Sente que em caso de vitória é muito difícil que a sua equipa não termine no mínimo no 5.º lugar?

- Queremos conquistar os três pontos, jogando em casa é isso que pretendemos. Vamos defrontar um adversário direto, mas o que queremos é assumir o compromisso de ganhar o jogo e isso é que ajuda na posição que vamos ter na tabela.

Bruno Varela está de regresso e volta para jogar já?

- Ainda bem que está de volta. Gosto que todos os jogadores estejam disponíveis. Contentes pelo regresso do capitão. Temos dois excelentes guarda-redes, o Charles mostrou isso quando assumiu o lugar. São as tais boas dores de cabeça que gosto de ter. Mas, agora vamos ter esta sequência de muitos jogos que dá, certamente, para todos jogarem.

Como sentiu o Jota Silva neste regresso após a chamada e estreia pela Seleção Nacional?

- Não tenho dúvidas que ainda vai estar mais forte, vai fazer coisas que ainda não tinha feito. Tem uma mentalidade especial, é muito resiliente, tem um foco impressionante e sabe que foi com o trabalho que chegou à Seleção. Não tenho dúvidas que tal como fez até agora para chegar a esse nível, ainda vai fazer melhor. Também sabe que se quer ir ao Europeu vai trabalhar ainda mais e já amanhã vai ver-se isso mesmo. É essa a mentalidade do Jota e dos nossos jogadores.

Acredita que veio melhor jogador?

- Sem dúvida nenhuma. Estar a esse nível dá-lhe uma perceção do que é importante para poder lá chegar e do que tem de fazer para continuar a ser chamado. Ele sabe disso, é um jogador diferenciado.

Vem aí um ciclo exigente, como olha para o que aí vem e para este confronto, tendo em conta o que vem a seguir, nomeadamente, com o FC Porto?

- Gosto de pensar jogo a jogo, depois de cada partida há uma história nova e temos de nos adaptar às incidências daquilo que vai acontecendo ao longo dos jogos e das semanas de trabalho. Neste momento, o Moreirense é o mais importante e é só nisso que pensamos.