«Ainda consigo ver alguma vantagem do Benfica»
DR

ENTREVISTA «Ainda consigo ver alguma vantagem do Benfica»

INTERNACIONAL12.03.202408:00

A jogar na Escócia, no Hibernian, o ex-benfiquista Jair Tavares antecipa a visita do campeão português ao reduto do Rangers, que defrontou no passado domingo

Jair Tavares conhece bem o Rangers. O médio formado no Benfica cumpre a segunda época no Hibernian, e no passado domingo, em jogo da Taça da Escócia, até defrontou a equipa de Philippe Clement. Neste excerto da conversa com A BOLA antecipa a visita do campeão português a Ibrox, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa.

- Defrontou agora o Rangers, entre os dois jogos da equipa de Philippe Clement com o Benfica? Com que sensações ficou da equipa de Glasgow, que venceu por 2-0?

Não mudaram nada, e até acho que encararam este jogo com o Hibernian como se fosse contra o Benfica. É uma equipa muito forte.

- O Rangers repetiu a equipa da Luz, mesmo sendo um jogo da Taça da Escócia…

Eles levam as competições muito a sério aqui, e têm alguns lesionados, mas a nossa equipa também é muito forte, e por isso não iriam facilitar contra nós.

- O Fábio Silva marcou um dos golos do Rangers. Que análise faz à exibição dele? Tiveram oportunidade de falar?

Foi um grande jogo da parte dele. Um jogador confiante é um jogador extremamente perigoso, e nota-se bem está confiante, e quando assim é as coisas saem naturalmente. Falámos um pouco no túnel, mas não muito.

- O Jair entrou em campo nos minutos finais, já depois do golo de Fábio Silva, o segundo do Rangers, e num contexto difícil…

Foi muito complicado, entrar com dois jogadores a menos, especialmente contra o Rangers. Foram minutos em que tentei fechar todos os espaços possíveis ajudando ao máximo defensivamente.

- O que espera do segundo jogo entre Rangers e Benfica, depois do que se passou na Luz?

Espero um jogo extremamente complicado para ambos os lados. Depois do jogo da Luz penso que qualquer uma das equipas pode passar a próxima fase, se bem que ainda consigo ver alguma vantagem para o Benfica, mesmo não sendo nada fácil jogar no Ibrox.

Jair Tavares frente ao Rangers (IMAGO / Pro Sports Images)

- Que ambiente vai encontrar o Benfica no Ibrox?

O Benfica vai deparar-se com um ambiente frenético e eletrizante. Acho que são a palavras mais acertadas para descrever aquilo que é o ambiente no Ibrox. Os adeptos do Rangers são extremamente barulhentos, e apaixonados pelo clube. Não se calam um segundo, sempre a apoiar a equipa, do início ao fim do jogo, e às vezes até parece que eles estão dentro de campo a jogar contra ti.

- Quais as principais virtudes e defeitos deste Rangers?

É uma equipa muito vertical, que tenta sempre elevar a intensidade do jogo, em todos os momentos. Mas também é muito boa em combinações curtas. No que diz respeito a defeitos, honestamente, não sei se tenho muito a dizer, mas penso que é uma equipa que, quando pressionada, tem tendência para perder a posse da bola.

- Que nomes destaca no adversário europeu do Benfica?

O capitão, James Tavernier. É experiente, forte fisicamente e extremamente ofensivo. Nas bolas paradas é exímio. Depois o John Lundstram é o pêndulo do meio-campo, também é muito forte fisicamente e controla todos os ritmos de jogo da equipa. O Todd Cantwell é um médio muito, muito criativo. A bola nunca chora nos pés dele, como se diz na gíria, em Portugal.