A final para ganhar ao Sporting, Bernardo Silva e João Félix: o mais importante da conferência de Bruno Lage
Bruno Lage no jogo com o Tirsense

Benfica-Tirsense, 4-0 A final para ganhar ao Sporting, Bernardo Silva e João Félix: o mais importante da conferência de Bruno Lage

NACIONAL23.04.202523:28

Treinador não acredita que craques possam regressar na próxima época

Bruno Lage, em conferência de Imprensa, depois da vitória sobre o Tirsense, por 4-0, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

— Que análise faz ao jogo que o Benfica venceu e garantiu o objetivo de estar na final da Taça de Portugal
— Carimbámos a passagem à final, queríamos muito estar no Jamor, o objetivo é vencer a Taça. No Benfica não basta chegar às finais, temos de conquistar títulos. Jogámos no conforto do resultado da primeira mão, a primeira parte foi morna, mas em função de um posicionamento diferente, com dois avançados em simultâneo. Na segunda parte corrigimos, criámos várias oportunidades de golos e foi com justiça que vencemos. Fizemos uma boa campanha na Taça de Portugal e valorizámos o Tirsense. A minha liberdade de ontem foi manter o foco no Tirsense, haveria muitas alterações e queria manter esse foco e valorizar o Tirsense

0 seconds of 2 minutes, 25 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Equipa de futsal festeja golo de Eduardo Quaresma
00:30
00:00
02:25
02:25
 

— Como está a mentalidade da equipa para jogar dois dérbis decisivos nesta fase decisiva da época? Há uns tempos disse que qualquer jogador que tivesse Félix no nome despertava a sua atenção. Hoje lançou o Hugo Félix. É já para fazer dupla com o irmão, João? 
— Andava enganado com o irmão do Félix, tenho andado a meter o outro [Nuno], só hoje é que percebi que este é que é o irmão [risos]. Demos oportunidades a muitos jogadores. Começámos com cinco da formação, lançámos o João Veloso, o Hugo Félix e o André Gomes, que têm trabalhado muito connosco, como muitos outros. [...] Sobre o outro João [Félix] não é tema. O que é tema e temos de acarinhar, para jogar naquela posição, são Di María, Akturkoglu, Schjelderup e Bruma, depois Amdouni e Prestianni. O João [Félix] e o Bernardo [Silva] não são tema, há muito que não falo com eles e estão na vida deles. Temos de nos concentrar nestes jogadores que são o presente e eventualmente o futuro. Para prepararmos esses duelos [com o Sporting] temos de nos preparar da melhor maneira para o próximo jogo com o Aves Sad. É com esta mentalidade... Um dia de cada vez para jogarmos concentrados e dedicados. É isso que temos de fazer.

— Como se sentirá no Jamor? 
— Disputei várias finais, como treinador principal e adjunto [final em Wembley]. Comecei a carreira muito cedo, vou agora com 49 anos, era um sonho. Mas agora o sonho é conquistar títulos para o Benfica e precisamos de estar focados no que controlamos, preparação e motivar os jogadores. São cinco jogos até ao final muito importantes. Falei com os menos utilizados e utilizei o exemplo do Éder. Toda a gente se vai recordar dele, entrou na final e fez o golo. Qualquer dos jogadores tem de estar preparado e motivado para poder ser o herói da nossa campanha. 

Bruno Lage passou a carreira em revista e admitiu que será especial jogar no Estádio Nacional, frente ao Sporting
0 seconds of 2 minutes, 4 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Equipa de futsal festeja golo de Eduardo Quaresma
00:30
00:00
02:04
02:04
 

— O discurso sobre Bernardo Silva e João Félix é um fechar de porta ou não é apenas assunto neste momento? 
— Acredito sempre que o futuro passa pela formação e pelo talento que temos aqui. Não é um fechar de portas, mas acredito que, neste momento... fala-se do Bernardo, do João, do Ederson, tantos, estão numa dimensão diferente da do Benfica. Poderá eventualmente haver algum retorno mas não acredito que seja na próxima época. O que temos de controlar é o que temos de fazer: preparar o próximo jogo, proteger, apoiar, dar carinho e motivar os jogadores que estão à nossa frente.

Bruno Lage comenta a possibilidade de os dois jogadores formados no Benfica regressarem ao clube da Luz
0 seconds of 1 minute, 43 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Equipa de futsal festeja golo de Eduardo Quaresma
00:30
00:00
01:43
01:43
 

— Pode conquistar três troféus esta época. Como está a viver essa situação? 
— Temos de continuar a trabalhar. Só vencemos a Taça da Liga. Estamos a disputar o campeonato e vamos à final da Taça. Precisamos desse foco de ganhar títulos. Não é o treinador que vai em busca de um objetivo, são clube e equipa. Estamos nesse caminho. São quatro finais no campeonato e uma final da Taça. Não sabemos qual será o jogo mais difícil ou o resultado mais apertado.