As 'irmãs' Ana e Mia Zelu (Instagram)
As 'irmãs' Ana e Mia Zelu (Instagram)

A influencer que fez furor em Wimbledon mas é afinal criada por IA 

Mia Zelu encantou no torneio de Londres, mas a realidade é outra

No torneio de Wimbledon, em Londres, o que se passa nas bancadas por vezes ofusca o que se passa nos courts, tal a importância dos pesos pesados do mundo do espetáculo presentes. Este ano até foi preciso avisar os membros do público para não abrirem garrafas de champanhe quando os jogadores estão a servir, mas há que ter cuidado com outra coisa:  membros do público criado por inteligência artificial, ou como são conhecidas, influenciadoras virtuais. 

Galeria de imagens 39 Fotos

O feed do Instagram da jovem Mia Zelu está repleto de conteúdos de sonho, os mais recentes deles em Wimbledon – embora já tenha passado por Roland Garros- : lugares na primeira fila do court central, bebidas num dos bares, roupa de ténis, placa com o nome na mesa do almoço. São publicações com imagens perfeitas do torneio londrino. O problema? É que Mia Zelu não esteve em Wimbledon. Mais, nem sequer existe.  

Todos os conteúdos na conta de Mia (com mais de 166.000 seguidores) em restaurantes, cafés, paisagens - até esteve na Nazaré, no Porto, em Aveiro, em Lisboa -, foram criados com inteligência artificial. A biografia da jovem e loura Mia no Instagram promete «inspiração de moda, momentos diários e memórias» e, a sua origem IA está mencionada, mas a informação está ‘escondida’ pelo botão «Ler mais». Andando pelo feed encontramos uma espécie de irmã, Ana Zelu, uma versão morena de Mia, que frequenta os mesmos sítios e usa os mesmos filtros, online desde 2024. Mia apareceu já este ano. 

Criados com recurso a ferramentas de IA e CGI, estes avatares podem ser personalizados para parecerem pessoas reais atraentes para marcas que procuram opções de marketing de baixo custo e com conteúdos totalmente controláveis. 

Os posts de Mia conseguiram enganar muitos fãs de ténis durante o torneio de Wimbledon, altura em que a sua base de fãs cresceu, com muitos a destacar a sua «beleza natural». Saltaram até à vista as interações do jogador de críquete indiano Rishabh Pant, que terá colocado vários gostos nas publicações de Mia Zelu.   

A conta de Ana tem mais de 266 mil seguidores e esta é uma tendência que veio para ficar.

Sugestão de vídeo:

Noronha Lopes comenta entrevista de Luís Filipe Vieira e fala de Sérgio Conceição
0 seconds of 7 minutes, 11 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
ENTREVISTA - NORONHA LOPES - INCOMPETENCIA
03:22
00:00
07:11
07:11