Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças. Foto: Agência Lusa

Portal das Finanças implementa autenticação com código SMS

O acesso pode ser feito com NIF e senha, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

O Portal das Finanças, a partir desta quarta-feira, passa a contar com um novo sistema de autenticação reforçada, que visa aumentar a segurança no acesso à área pessoal dos contribuintes. O novo método introduz a obrigatoriedade de um código de verificação enviado por SMS, funcionando como um segundo fator de autenticação.

Esta funcionalidade só ainda está disponível para os «contribuintes sem atividade empresarial» e será «gradualmente disponibilizada aos contribuintes individuais com atividade empresarial e às pessoas coletivas», como refere o ministério.

Para aderir ao novo sistema de autenticação é necessário ter o contacto telefónico registado e confirmado junto da Autoridade Tributária.

O ministério refere ainda: «Sempre que se autenticar no Portal das Finanças, com o NIF e a senha de acesso, a AT envia, por SMS, um código de verificação único que o contribuinte terá de introduzir para aceder à sua área reservada.»

Atualmente, o acesso pode ser feito com NIF e senha, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, sendo que esta última já inclui, por norma, um segundo fator de autenticação com envio de código por SMS.

Sugestão de vídeo: