30 novembro 2024, 23:13
A análise de Duarte Gomes à arbitragem: dois penáltis por marcar para o Sporting
Trabalho negativo de toda a equipa de arbitragem
O Santa Clara não foi a equipa mais audaz em Alvalade (quem o faz, a não ser talvez o Arsenal da semana passada?). Mas não estacionou dois autocarros em frente à sua área e ganhou com mérito
Claro que a discussão dos próximos dias, dependendo do que Benfica e FC Porto fizerem (ou sofrerem) nos jogos deste domingo e de segunda-feira, vai circular em torno de duas más decisões da equipa de arbitragem do Sporting-Santa Clara. Segundo a análise especializada de A BOLA, terão ficado por assinalar duas grandes penalidades a favor dos leões numa derrota que pesa muito mais do que se tivesse sucedido com Ruben Amorim no banco.
30 novembro 2024, 23:13
Trabalho negativo de toda a equipa de arbitragem
Acontece que, mesmo com Ruben Amorim no banco, ela poderia ter acontecido. Os jogos, se forem vistos desapaixonadamente, não podem resumir-se a duas decisões de um árbitro (na verdade quatro ou mesmo seis, se se contarem os assistentes de campo). Bem andou João Pereira ao não escolher esse caminho para justificar a derrota na estreia como treinador na Liga. Revela coragem, e ele bem dela precisa para o desafio que tem pela frente.
O que aconteceu em Alvalade é que houve uma equipa a jogar do outro lado. Ela preparou-se, tem condições de treino, tem um treinador que lidera uma equipa técnica capacitada com estudos e/ou experiência, e conseguiu levar avante um plano.
O Santa Clara não foi a equipa mais audaz em Alvalade (quem o faz, a não ser talvez o Arsenal da semana passada?). Mas não estacionou dois autocarros em frente à sua área. Ganhou com mérito e com a sorte que qualquer vitória transporta sempre consigo.
O que distingue, hoje, os chamados grandes das outras equipas só tem um nome: dinheiro. Dinheiro para contratar melhores jogadores e ainda conseguir emprestá-los aos menos grandes. No relvado, por vezes, essas diferenças esbatem-se.
Se calhar podíamos, quando estas coisas acontecem, procurar o mérito de quem vence, mesmo sendo mais pequeno, em lugar de procurar os deméritos do Golias que caiu perante um heróico David.
A tendência (natural e legítima) será analisar o que está a acontecer ao Sporting no pós-Ruben Amorim.
O tempo dir-nos-á muito mais sobre isto, e mais sabiamente o fará se não for tudo analisado em duas ou três semanas.
Mas não deixemos passar em claro o que o Santa Clara conseguiu em Alvalade, porque já aconteceu e é um facto, que vale sempre mais que uma opinião.