Lateral-esquerdo pode desfalcar os dragões por um mês
Lateral-esquerdo pode desfalcar os dragões por um mês - Foto: IMAGO

Zaidu: convocatória da Nigéria para a CAN quase a sair

Lista dos 28 selecionados para a competição continental deverá ser divulgada na quarta-feira, em cima do prazo dado pela Confederação Africana de Futebol. Imprensa próxima das Super Águias dá chamada do portista como consumada

A seleção da Nigéria, liderada pelo técnico franco-maliano Eric Chelle, está em contagem decrescente para participar na Taça das Nações Africanas, com o prazo estipulado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para a apresentação da lista final de 28 jogadores a terminar esta quarta-feira.

Zaidu está entre os 54 pré-convocados para a competição continental, e, a fazer fé na imprensa nigeriana, o portista fará parte da lista definitiva de Eric Chelle, compondo com o ex-Boavista Bruno Onyemaechi o lado esquerdo da defesa das Super Águias.

De acordo com informações avançadas pelo portal 'Own Goal Nigeria', sempre bem informado sobre a seleção, o selecionador nigeriano já definiu parte do núcleo defensivo. O quarteto formado por Semi Ajayi, Igoh Ogbu, Calvin Bassey e o ex-portista Chidozie será o escolhido para o eixo central e no lado esquerdo Zaidu surgirá, alegadamente, como um dos nomes convocados.

A CAN-2025 vai decorrer em Marrocos, entre os dias 21 de dezembro e 18 de janeiro. Apesar dos esforços da Federação Nigeriana para receber os jogadores selecionados o mais cedo possível, uma circular da FIFA deu aos clubes a indicação de que poderão libertar os seus internacionais africanos apenas na próxima segunda-feira.

Essa determinação da FIFA permite ao FC Porto ter Zaidu para o jogo da UEFA Europa League, contra o Malmö. Como A BOLA noticiou em meados de novembro, a ausência de Zaidu não implicará uma ida ao mercado. O FC Porto entende ter no grupo soluções internas para manter a estabilidade do posto, no qual Francisco Moura tem sido dono e senhor. Martim Fernandes, Dominik Prpic e Kiwior também podem desempenhar a função, pelo que a prioridade da SAD em janeiro será a contratação de um central, um ponta de lança, e, se possível, um extremo.

A 16 de dezembro, a Nigéria tem um jogo particular com o Egito, no Cairo, remarcado para essa data justamente devido à pressão exercida sobretudo pelos clubes europeus para os seus ativos africanos partirem um pouco mais tarde com destino aos estágios das respetivas seleções. Os tricampeões africanos estão integrados no Grupo C, onde enfrentarão as seleções da Tanzânia, Tunísia e Uganda, em busca do tão ambicionado quarto título da Taça das Nações Africanas. A primeira partida da Nigéria será a 23 de dezembro, uma terça-feira, contra a Tanzânia, no Complexo Desportivo de Fez, onde também defrontará a Tunísia, a 27 de dezembro, e o Uganda, a 30 de dezembro.