Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu no último sábado a Figueira Champions Classic

Volta ao Algarve arranca esta quarta-feira: Todos contra Remco Evenepoel!

Após o triunfo categórico na Clássica da Figueira, o jovem belga da Soudal Quick-Step, vencedor da Algarvia em 2020 e 2022, já fez saber que tem pretensões à vitória na mais prestigiada corrida por etapas no nosso país. Mas a concorrência é (mais) forte

Remco Evenepoel é o favorito a vencer a Volta ao Algarve e a tornar-se no segundo corredor a ganhar três edições da competição, depois do português Belmiro Silva (1977, 1981 e 1984). Após o triunfo categórico na Clássica da Figueira, o jovem belga da Soudal Quick-Step, vencedor da Algarvia em 2020 e 2022, já fez saber que tem pretensões à vitória na mais prestigiada corrida por etapas no nosso país – integrante do circuito ProSeries, segundo mais importante da hierarquia da UCI - e faz-se acompanhar com os elementos da formação que brilhantemente o ajudaram a vencer a Champions Classics no último sábado, incluindo o seu novo tenente para o primeiro ataque à Volta a França, lá mais para o verão, o espanhol Mikel Landa.

«A Volta ao Algarve é uma prova difícil, mas a vantagem é que o percurso permanece praticamente o mesmo todos os anos, por isso sabemos ao que vamos. O contrarrelógio é exigente, e pode ter um papel importante na classificação geral. Estamos com uma boa equipa e veremos o que podemos fazer», afirmou o diretor desportivo da Soudal, Tom Steels.

Contudo, Evenepoel enfrentará uma concorrência bem mais forte do que na Clássica da Figueira. Desde logo, o seu compatriota Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), provavelmente o maior opositor desde que esteja na Algarvia para atacar a geral. O belga chega com a rodagem da temporada de ciclocrosse e de duas clássicas de estrada em Espanha (Almeria e Jaén), nos últimos dias. 

Van Aert é exímio no contrarrelógio – em forma, é da igualha de Enenepoel – e o resto do percurso da prova não apresenta subidas suficientemente seletivas para descartá-lo, desde que em boa forma. O Malhão, na derradeira etapa, poderá fazê-lo perder alguns segundos para Evenepoel e para alguns trepadores igualmente com ambições à geral, como Thomas Pidcock ou Daniel Martinez, mas Van Aert está na primeiríssima linha de candidatos. 

Nesta, além de Pidcock – em 2023, vencedor no Malhão, à frente de João Almeida e camisola amarela até ao último dia, quando foi batido no contrarrelógio (o seu ponto mais débil) pelo então companheiro de equipa Martinez. O colombiano é agora líder da BORA-hansgrohe e a revalidação do sucesso no ano transato deverá ser-lhe prioritária (e da sua nova equipa alemã), após ter iniciado a temporada logo em grande com a conquista do título nacional de contrarrelógio.

Numa segunda linha de candidatos, mas não negligenciáveis, incluem-se os britânicos Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) e Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek), embora com o condicionalismo de estarem a fazer as respetivas estreias em competição na temporada.

 Uma elite dos melhores corredores do mundo em exibição no nosso país, a que pertenceria certamente João Almeida (UAE Emirates), se uma constipação não lhe tivesse atrapalhado a preparação para a prevista primeira aparição da época no Algarve, adiando-a para a Paris-Nice, a 3 de março. Os portugueses confiarão, assim, que o experiente Rui Costa (EF Education-EasyPost), possa visar a vitória em etapa e o top-10 da classificação geral, depois de ter dado as primeiras pedaladas pela sua nova equipa no Challenge de Maiorca.

Outras garantias de espetáculo nas estradas algarvias são o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (ex-EF Education agora Uno-X), precisamente um dos maiores animadores da edição de 2023, com vitórias em duas etapas e portador da amarela, o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), o melhor no crono no ano passado (e em 2019), ou o sprinter francês Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels), aos quais se juntam os outros dois portugueses em equipas estrangeiras, Rui Oliveira e António Morgado (UAE Emirates), após a ausência de última hora, por doença, de Iúri Leitão (Caja Rural).

Luta prevista até ao último metro no Malhão
O Alto do Malhão será juiz da discussão pela camisola amarela na 50.ª edição da Volta ao Algarve, que hoje arranca em Portimão, competição que mantém a estrutura de cinco etapas, num total de 752,9 quilómetros e 14.455 metros de elevação acumulada. As tiradas que terminam no Alto da Foia (2.ª) e a referida, no Alto do Malhão (5.ª e última), e o contrarrelógio de 22 km de extensão e relevo irregular em Albufeira (4.ª), serão os pontos-chave para a classificação geral. Haverá igualmente duas etapas para previsíveis chegadas ao sprint em pelotão nas chegadas a Lagos (1.ª) e a Tavira (3.ª). De qualquer modo, as bonificações de tempo na meta volante (sprint intermédio) e na chegada de cada etapa em linha, também poderão ser decisivas nas contas finais.
As etapas
Etapas 1.ª etapa (hoje) Portimão – Lagos 200,8 km 2.ª etapa (amanhã) Lagoa – Foia (Monchique) 171,9 km 3.ª etapa (sexta) Vila Real de Santo António – Tavira 192,2 km 4.ª etapa (sábado) Albufeira – Albufeira 22 km (CRI) 5.ª etapa (domingo) Faro - Malhão (Loulé) 165,8 km Total: 752,7 km
Etapa 1 - Quarta-feira
Etapa - 2 (quinta-feira, dia 15)
Etapa - 3 (sexta-feira, dia 16)
Etapa - 4 (sábado, dia 17)
Etapa - 5 (domingo, dia 18)
Os últimos vencedores
Ano Vencedor (Equipa) 2023 Daniel Martínez, Col (INEOS) 2022 Remco Evenepoel, Bel (Quick-Step) 2021 João Rodrigues, Por (W52-FC Porto) 2020 Remco Evenepoel, Bel (Quick-Step) 2019 Tadej Pogacar, Slo (UAE Emirates) 2018 Michal Kwiatkowski, Pol (Sky) 2017 Primoz Roglic, Slo (Lotto-Jumbo) 2016 Geraint Thomas, GB (Sky) 2015 Geraint Thomas, GB (Sky) 2014 Michal Kwiatkowski, Pol (Quick-Step) 2013 Tony Martin, Ale (Quick-Step) 2012 Richie Porte, Aus (Sky) 2011 Tony Martin, Ale (HTC) 2010 Alberto Contador, Esp (Astana)
Principais corredores na Volta ao Algarve
Principais corredores (dorsal) BORA-hansgrohe Daniel Martinez (dorsal 1) Sérgio Higuita (5) Alpecin-Deceuninck Quinten Hermans (11) Arkéa-B&B Hotels Arnaud Démare (21) Florian Senechal (26) EF Education-EasyPost Stefan Bissigger (41) Rui Costa (42) Ben Healy (43) Groupama-FDJ Stefan Kung (51) Valentin Madouas (54) INEOS Grenadiers Thyman Arensmann (61) Filippo Ganna (62) Tom Pidcock (64) Geraint Thomas (67) Lidl-Trek Andrea Bagioli (81) Tao Geoghegan Hart (82) Jasper Stuyven (85) Soudal Quick-Step Remco Evenepoel (92) Mikel Landa (94) DSM-firmenisch John Degenkolb (101) Visma-Lease a Bike Wout van Aert (111) Sepp Kuss (112) Tiesj Benoot (113) Jan Tratnik (115) UAE Emirates Isaac del Toro (121) Marc Hirschi (124) António Morgado (125) Rui Oliveira (126) Nils Politt (127) Uno-X Magnus Cort (151) ABTF-Feirense Afonso Eulálio (162) LA-Alumínios Luís Fernandes (192) Efapel Joaquim Silva (201) Sabgal-Anicolor Frederico Figueiredo (231) André Carvalho (232)