Tivani repete vitória em etapa da Volta a Portugal. IMAGO

Volta a Portugal: Tivani bisa em Montejunto

86.ª edição da prova regressou a Montejunto 42 anos depois para assistir ao triunfo argentino, mas é o russo Artem Nych que vai passear de amarelo domingo em Lisboa na despedida do evento

O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) venceu hoje a nona etapa da Volta a Portugal, na chegada ao alto de Montejunto, enquanto o russo Artem Nych (Anicolor-Tien21) continua líder da geral no contrarrelógio previsto para amanhã, domingo, em Lisboa e que marca a despedida desta 86.ª edição.

Tivani é vencedor virtual da classificação dos pontos e já havia tinha subido ao lugar ao mais alto na primeira tirada. Hoje cumpriu os 174,4 quilómetros entre Alcobaça e o alto de Montejunto em 3h59.30 horas, vindo da fuga, batendo por 14 segundos o espanhol Pau Martí (Israel Premier Tech Academy), segundo após uma avaria mecânica a 500 metros da meta que o afastou da luta pela vitória, e o colega de equipa e compatriota Tomás Contte, terceiro a 47 segundos.

Nas contas da geral, Nych até foi atacado pelo segundo à geral, o colega de equipa francês Alexis Guérin, mas entrará no ‘crono’ com 39 segundos de vantagem, enquanto o colombiano Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense) é terceiro, a 1.17 minutos.

No domingo, a 86.ª edição fecha com a 10.ª e última etapa, um contrarrelógio de 16,7 quilómetros em Lisboa, com Nych a procurar revalidar o título que conquistou em 2024.