Vencedora da maratona de Estocolmo morre de forma inesperada e misteriosa
A etíope Shewarge Alene, que há quatro meses venceu a maratona de Estocolmo (2h30,38), desmaiou durante uma sessão de treino e foi levada para um hospital perto da capital do país, Adis Abeba, onde morreu subitamente.
Em maio, a atleta de 30 anos cruzou a linha da meta na capital da Suécia radiante com o triunfo.
«É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Shewarge Alene, vencedora da Maratona de Estocolmo 2025. Shewarge Alene sentiu-se mal durante um treino e foi levada ao hospital, onde infelizmente não foi possível salvar-lhe a vida. Os nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos», pode ler-se no comunicado da organização do evento sueco.
Alene venceu 12 das 27 corridas que disputou como profissional e em janeiro correu a maratona Tata Mumbai em 2h29,34.
Uma das conquistas mais surpreendentes de Alene aconteceu em 2010, quando ela pediu um par de ténis emprestado antes de bater na Mount Washington Road Race tem uma distância de 7,6 milhas (12,2 km), sempre a subir até ao cume da montanha em (1h08,21).
A atleta deixou o leste da África para seguir uma carreira profissional e viveu em Nova Iorque e no México, mas recentemente voltou a treinar na Etiópia, onde agora morreu.