Van Aert e a terceira vitória na Vuelta: «Dizer que posso ganhar qualquer etapa é exagerado!»
Terceira vitória de Wout van Aert na edição de 2024 da Volta a Espanha, esta terça-feira, na 10.ª etapa, a primeira da segunda semana da prova.
Van Aert já tinha carimbado o seu cunho, de um dos melhores e mais afamados velocistas do WorldTour, nas chegadas a Castelo Branco (3.ª etapa) e Cordoba (7.ª), ambas no final de percursos maioritariamente planos ou pouco seletivos, impondo-se em sprint no pelotão, na jornada portuguesa, ou num pequeno grupo, naquela cidade andaluza.
⛰️ A tricky stage post-rest day
— La Vuelta (@lavuelta) August 27, 2024
⚡️ A spectacular start to form the winning break
🏆 Wout takes his 3rd victory!
❤️ O'Connor keeps La Roja for another day.
📽️ Enjoy the stage 🔟 highlights of #LaVuelta24 pic.twitter.com/gRvbx3aiA8
A terceira vitória conquistou-a nas serranias da Galiza, em Baiona, ao impor-se numa fuga original de cinco corredores, consolidada na parte final da primeira subida categorizada da jornada, cerca de 25 quilómetros após a partida de Ponteareas, de 160 totais.
🏆❤️ Stage and GC | Clasificación Etapa y General #LaVuelta24
— La Vuelta (@lavuelta) August 27, 2024
📊 Top 10
+ info ➡️ https://t.co/q34yjajohW pic.twitter.com/iLx3Ht8EIC
«Nem sempre consigo ganhar quando a minha família vem visitar-me numa corrida, por isso é ainda mais especial e agradável», começou por afirmar Wout van Aert. «O meu objetivo era entrar na fuga, mas tive dificuldades na primeira subida e quase desisti da intenção, mas tentei uma última vez pouco antes do cume. Tivemos [ele e os demais quatro corredores em fuga] de lutar durante 50 km para aumentar a vantagem, que se mantinha escassa», contou o vencedor da camisola verde do Tour em 2022.
🎙️🏆🇧🇪 @WoutvanAert - @vismaleaseabike
— La Vuelta (@lavuelta) August 27, 2024
🗣️ "When I end up in a situation like this I always have a chance. It’s a very cool victory."
🗣️ "Cuando me encuentro en una situación así siempre tengo una oportunidad. Es una victoria muy chula."#LaVuelta24 pic.twitter.com/SpXlqI0kRM
«Para ser sincero, penso que só consegui vencer porque na subida final faltou frescura aos trepadores do grupo. Dizer que posso vencer qualquer etapa é um pouco exagerado, mas é bom estar numa prova como esta, em que posso expressar-me em todos os tipos de percursos. E quando me encontro numa situação destas, tenho sempre uma hipótese», declarou o já vencedor de um monumento, a Milão-Sanremo, em 2020.