Último carrasco portista no Minho foi... Sérgio Conceição
As mais recentes deslocações do FC Porto ao terreno do Vitória de Guimarães têm sido bastante profícuas, no campeonato. Olhando aos jogos para a Liga realizados no Minho, os dragões apresentam um saldo extremamente positivo desde a época 2016/2017.
Logo a começar por essa temporada. Com Nuno Espírito Santo ao leme, os azuis e brancos regressaram da cidade-berço com os três pontos na bagagem, fruto dos golos de Tiquinho Soares e Diogo Jota (2-0). Daí para cá, a história deste clássico entre dragões e conquistadores têm tido sempre um denominador comum: Sérgio Conceição.
O antigo internacional português cumpre a sétima temporada consecutiva ao leme dos portistas, o que significa que liderou a equipa em Guimarães nas últimas seis e com registo quase cem por cento vitorioso. Iván Marcano apontou o tento do triunfo (1-0) em 2017/2018, na época seguinte houve o único empate da era Conceição e Jesús Corona, Alex Telles, Tiquinho Soares e Luis Díaz pintaram a goleada (4-0) em 2019/2020. Taremi (2) e Luis Díaz foram os autores dos golos do triunfo (3-2) em 2020/2021, e João Mário apontou o tento solitário na última temporada (1-0).
Serve isto para salientar que a última derrota na Liga dos azuis e brancos no D. Afonso Henriques foi há quase sete anos: em janeiro de 2017, na 18.ª ronda da Liga 2015/16, triunfo por (1-0), golo de Bouba Saré.
A curiosidade maior reside no facto de, à época, o treinador dos vitorianos ser Sérgio Conceição — Rui Barros, que fazia a transição após a saída de Julen Lopetegui e antes da entrada de José Peseiro, estava no banco azul e branco.
Sete treinadores tentaram, entretanto, repetir o feito de Sérgio Conceição no Vitória: Pedro Martins, José Peseiro, Luís Castro (empatou), Ivo Vieira, João Henriques, Pepa e Moreno. Mas o último técnico do Vitória a ganhar ao FC Porto no Berço foi mesmo Conceição.
Álvaro Pacheco tem sido um bom 'cliente'
Se o histórico de Sérgio Conceição ao leme dos dragões em jogos frente ao Vitória de Guimarães está assente em bastante sucesso, o cenário relativamente aos duelos entre o técnico portista e Álvaro Pacheco alinha pelo mesmo diapasão.
É certo que Pacheco apenas esta temporada rumou ao Vitória de Guimarães – foi apresentado no passado dia 4 de outubro, sucedendo no cargo a Paulo Turra -, mas nas duas épocas anteriores o atual líder do balneário dos vitorianos não foi (nada) feliz nos embates com Sérgio Conceição: seis jogos… seis derrotas.
Em 2022/2023, ao leme do Vizela, Álvaro Pacheco perdeu com o FC Porto por três ocasiões: 0-1 e 0-2, em jogos para a Liga, e 0-4, numa partida referente à 3.ª jornada do Grupo A da Taça da Liga.
Na temporada anterior, também com Pacheco a orientar os vizelenses, mais três desaires com os azuis e brancos: 0-4 e 2-4 para a Liga, e 1-3 num duelo dos quartos de final da Taça de Portugal. Contas feitas, Sérgio Conceição é feliz frente ao Vitória e frente a Álvaro Pacheco.
Artigos Relacionados: