Todos os pormenores da renovação de Rui Borges com o Sporting
Renovação fechada e, tal como A BOLA adiantou, oficializada até ao final da semana. É na sexta-feira que o Sporting anuncia o prolongamento do contrato de Rui Borges, por mais um ano — até junho de 2028 —, com aumento salarial que vai elevar o vencimento do treinador para quase o dobro. Ainda assim, para um valor muito aquém de outros dos congéneres. As dúvidas quanto ao futuro de Rui Borges, numa altura mais sensível da época, ficam então totalmente desfeitas.
A renovação estava mais do que alinhavada, estava praticamente fechada, mas o empate com o Aves SAD (1-1) que deixou o Sporting a depender de terceiros na luta pelo 2.º lugar com o Benfica e escancarou as portas do título ao FC Porto, fizeram com que algumas dúvidas se levantassem. Mas como garantimos, a renovação nunca esteve em risco, já está selada e vai ser anunciada sexta-feira. A cerimónia vai ser em Alvalade e está marcada para as 11h00.
As conversas começaram ainda antes das últimas eleições leoninas, a 14 de março, e foram avançando progressivamente até se chegar a um consenso. O vínculo ainda em vigor é válido até 2027, mas será estendido por mais uma temporada, contemplando, como é normal, um aumento de salário do treinador, que assumiu os leões a 26 de dezembro de 2024, em substituição de João Pereira, que havia rendido Ruben Amorim.
Esse aumento salarial vai colocar o vencimento de Rui Borges perto de 1 milhão de euros limpos por ano. Até aqui auferia 500 mil euros. Mas mesmo com a subida para quase o dobro, o certo é que os congéneres nos rivais em Portugal estão em patamar bem superior.
São já 80 jogos de Rui Borges no comando técnico do Sporting, desde que assumiu o comando técnico dos leões a 26 de dezembro de 2024 e três dias depois orientou a equipa na vitória por 1-0 com o Benfica. O treinador de 44 anos conseguiu já 52 triunfos, uma taxa de sucesso de 65 por cento.
Na cerimónia de oficialização da renovação do contrato de Rui Borges, o presidente leonino, Frederico Varandas, vai tomar da palavra, ele que sempre foi um dos maiores defensores do técnico e com quem já prepara a nova temporada, tendo em vista o reforço dum plantel que vai também ver alguns jogadores partirem. E o treinador, naturalmente, vai querer ter profundidade no mesmo, para evitar os problemas com lesões que nestas duas últimas épocas lhe complicaram e muito a vida. Apesar de nunca se ter queixado.
491 dias de trabalho
De 26 de dezembro de 2024, dia da apresentação de Rui Borges como treinador do Sporting, até à próxima sexta-feira, 1 de maio de 2026, são 491 dias de distância até à renovação do vínculo laboral do técnico, precisamente no Dia do Trabalhador. E de lá para cá, o técnico deixou trabalho e títulos. Conquistou a Liga de 2024/25 e também a Taça de Portugal.
Esta temporada, apesar do tricampeonato lhe escapar das mãos, conseguiu chegada histórica aos quartos de final da Champions.
Os últimos resultados, com a derrota frente ao Benfica (1-2) e o empate nas Aves (1-1) que desalojaram o leão do 2.º lugar, não colocaram em causa o que há muito estava definido. E além da luta pela Champions há a Taça de Portugal para conquistar. O lugar no Jamor está garantido.
Artigos Relacionados: