Tänak constrói vantagem sólida no Rali da Acrópole
O campeão mundial de 2019, Ott Tänak (Hyundai), terminou o dia de sábado do Rali da Acrópole na liderança, com o estónio a aumentar a vantagem nas etapas da tarde. Tänak venceu cinco das seis especiais de hoje e entra nas etapas finais com uma vantagem de 43,6 segundos sobre Sébastien Ogier (Toyota) e mais de dois minutos à frente do seu companheiro de equipa, Adrien Fourmaux.
Fourmaux foi o primeiro dos três primeiros a perder terreno hoje, depois de ter batido numa grande pedra na última especial da manhã, danificando a suspensão traseira direita do seu Hyundai, o que o relegou da segunda para a terceira posição.
Durante todo o dia, os pilotos lutaram contra o calor intenso, as difíceis condições das estradas, que se mostraram muito escorregadias, e o desgaste dos pneus. O favorito local, Jourdan Serderidis, abandonou mesmo a prova devido a uma insolação.
As segundas passagens pelas etapas revelaram-se muito difíceis e a prova viu o abandono de dois pilotos da Toyota – Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Isto aconteceu na segunda passagem pela clássica Pavliani – Rovanperä sofreu uma avaria nos travões e quase saiu da estrada num declive, enquanto Katsuta embateu e ficou preso numa vala a três curvas do final da especial.
O líder do campeonato mundial, Elfyn Evans (Toyota), é quarto, com o campeão mundial Thierry Neuville (Hyundai) a um minuto e 13 segundos. O top 6 fica completo com o líder da M-Sport, Gregoire Munster, que está a pouco mais de 20 segundos de Neuville, depois de hoje não ter conseguido suster o ataque do belga.
Neuville ultrapassou Rovanperä e subiu para sétimo na primeira especial do dia, continuou a pressionar e foi beneficiado pelo abandono de Katsuta, conseguindo também ultrapassar Munster.
O Rali da Acrópole termina amanhã com as últimas quatro especiais, com os pilotos a lutarem pelos pontos da Power Stage, na segunda passagem pela especial Tarzan.