Elina Svitolina denunciou ameaças após torneio no Canadá. IMAGO

Svitolina recebe ameaças de morte de apostadores

A derrota da tenista Elina Svitolina fez disparar as mensagens de ódio nas redes sociais, mas a ucraniana não se calou e expôs o caso

A ex-número três mundial, Elina Svitolina, disse que foi atacada com mensagens nas redes sociais, após a sua derrota no Open do Canadá, incluindo ameaças de morte.

A ucraniana decidiu mostrar as mensagens e culpou os apostadores descontentes, acusando-os de comportamento «vergonhoso».

A 10.ª cabeça de série perdeu por duplo 6/2 nos quartos de final do WTA de Montereal frente a Naomi Osaka.

«A todos os apostadores: sou mãe antes de ser atleta», escreveu Svitolina, 30 anos, no Instagram, anexando capturas de ecrã das mensagens que incluíam ameaças de morte. «A forma como falam com as mulheres - com as mães - é vergonhosa. Se as vossas mães vissem as vossas mensagens, ficariam enojadas», acrescentou.

Após a vitória da japonesa, a ucraniana passou a receber ofensas no seu perfil nas redes sociais e entre os comentários, estão ameaças como «espero que a Rússia te mate» ou «espero que morras hoje», numa clara alusão à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

A WTA ainda não tomou nenhuma posição sobre o assunto, que não é a primeira vz que é denunciado.

No ano passado, depois do Open dos Estados Unidos, a francesa Carolina Garcia revelou que as «apostas pouco saudáveis» eram uma das principais razões pelas quais os jogadores eram visados e criticou as plataformas das redes sociais por não controlarem as ameaças. A tenista disse que estas prejudicavam as jogadoras, especialmente depois das derrotas, quando estavam fragilizadas.

O marido de Elina Svitolina, o francês Gael Monfils também já mostrou publicamente o tipo de ameaças que recebia, mas reagiu com humor às ofensas, após a derrota no ATP de Estugarda, dizendo que estava surpreendido com o nível dos apostadores que colocavam dinheiro no seu jogo na esperança de que ele, um tenista de 38 anos, conseguisse vencer com falidades os adversários mais jovens.