Tiago Pereira (Sporting) e Ivo Casas (Benfica) esperam um dérbi escaldante na Supertaça 2025 (Foto FPV)
Tiago Pereira (Sporting) e Ivo Casas (Benfica) esperam um dérbi escaldante na Supertaça 2025 (Foto FPV)

Supertaça joga-se em dérbi: «Não há história ou favoritos»

Sporting e Benfica defrontam-se este sábado (16h00) em Loulé pelo primeiro troféu da temporada. Treinadores e capitães anteveem «grande espetáculo»

O voleibol português tem este sábado (16h00) o primeiro grande jogo entre equipas seniores masculinas da nova temporada. A Supertaça opõe os eternos rivais, o Sporting, campeão nacional, e o Benfica, vencedor da Taça de Portugal.

Durante a apresentação da competição, esta sexta-feira, no palco do dérbi, o Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé, treinadores e capitães destacaram o «grande espetáculo» que se perspetiva.

João Coelho, técnico do Sporting, antecipou um «duelo de grande intensidade» em que «não há favoritos e a história não conta» e que os leões terão de dar o «melhor» para superar o rival.

Do lado do Benfica, o treinador Marcel Matz  focou a «responsabilidade de ambas as equipas» num dérbi que «vai ser equilibrado, de bom nível, apesar de a época ainda estar a começar». O brasileiro sublinhou ainda que «tanto o Sporting como o Benfica fazem um bom investimento na modalidade, e vão fazer tudo para vencer os troféus que vão estar em disputa, a começar pela Supertaça».

João Coelho e Marcel Matz, treinadores do Sporting e do Benfica, com os seus jogadores Tiago Pereira e Ivo Casas... e ainda a Supertaça (foto FPV)

O capitão leonino, Tiago Pereira, manifestou a ambição dos campeões nacionais, que quebraram a hegemonia no Benfica, que conquistaram a Liga em cinco anos consecutivos, em começar a época a vencer o primeiro troféu. «Será um grande espetáculo, de duas equipas que mantiveram praticamente o seis-base», afirmou o zona 4 sportinguista, acrescentando que «só a vitória interessa, não há margem para erros, porque tudo se decide neste jogo».

Ivo Casas, capitão do Benfica, concordou que «ambas as equipas têm muita vontade de levar a taça para o seu museu» e garantiu que «a qualidade dos plantéis dos dois clubes garante um bom espetáculo». O líbero dos encarnados realçou a vontade das águias em «conquistar um troféu que fugiu o ano passado», notando que em dérbis «ajuda ter jogadores experientes que já sentiram o ambiente de um jogo destes e que saibam passar a mensagem de como a equipa deve lidar com a pressão».

O Benfica conquistou onze das últimas 14 Supertaças, mas na época transata o Sporting venceu três dos quatro troféus em disputa: Liga, Taça Ibérica e a Supertaça de 2024. Só faltou a Taça de Portugal, que foi para a Luz.